Desdobramento de operação federal investiga envolvimento de deputado do AM em esquema de corrupção e exploração ilegal de madeira da floresta amazônica

No Amazonas, um dos alvos da operação foi a casa do deputado estadual Orlando cidade, localizada em um condomínio da zona Oeste de Manaus. Outro foi foi uma cooperativa, localizada na Região Metropolitana da capital, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

Orlando Cidade seria um dos responsáveis pela cooperativa, que congrega de piscicultores, agricultores, produtores rurais e extrativistas. No cargo de comando da instituição, ele teria feito vista grossa para irregularidades, facilitando vistorias fraudulentas, em conluio com servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

A Operação Arquimedes começou em 2017, a partir de um aleta da Receita Federal do Brasil, dando conta de uma movimentação atípica de madeira pelo Porto Chibatão, na zona Oeste de Manaus.

Em abril deste ano, a Arquimedes prendeu 26 pessoas, entre elas o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) , José Leland Barroso, e cumpriu 106 mandados de busca e apreensão em oito estados e no Distrito Federal.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *