Deputado cobra explicações sobre risco de suspensão do fornecimento e providências sobre aumentos “absurdos” nas contas de luz no Estado

Os aumentos, que variam de 50% até 800% nas contas de energia elétrica dos consumidores do Amazonas, levaram o deputado Josué Neto (PSD), a cobrar explicações à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Eletrobras Amazonas energia.

A cobrança é uma resposta de Josué Neto aos usuários do serviço, que enviaram um grande número de reclamações à Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam).

De acordo com o parlamentar, um documento assinado por vários deputados estaduais foi encaminhado à empresa, solicitando dados sobre os reajustes tarifários aplicados nos últimos 12 meses.

Segundo Josué Neto, existe um desencontro de informações em torno dos reajustes aplicados em todo o Amazonas e diferenças “absurdas” nas contas dos consumidores.

O assunto foi abordado na tribuna da Aleam, onde o parlamentar também externou preocupação sobre notícia divulgada no último dia 7 de agosto, pelo jornal O Estado de São Paulo (Estadão) dando conta de a “decisão judicial pode deixar Amazonas sem energia elétrica”.

De acordo com o texto, “o risco de corte no fornecimento está atrelado ao atendimento de uma liminar dada pela justiça federal em ação popular que pede a suspensão do repasse de R$ 1,33 bilhão à Amazonas Energia, estatal controlada pelo grupo Eletrobras”. O dinheiro é referente a pagamentos a maior, feitos pelos consumidores do Amazonas, no passado, nas contas de luz.

No dia 8 de agosto, a Aneel conseguiu suspender a liminar até o julgamento da ação. Para Josué Neto, é necessário esclarecer o risco de suspensão do fornecimento, já que a energia elétrica é um serviço essencial para a população e para as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *