Depois das festas de final de ano e com estoque de sangue em baixa, Hemoam apela a doadores


O estoque de bolsas de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) precisa ter sempre pelo menos 800 bolsas reservas para as demandas diárias, mas, após as festas de fim de ano, o estoque foi ficando cada vez mais baixo e, agora, chegou ao ponto mais crítico. A situação foi confirmada pela assistente social Noemy Priante.

“Todos os anos, nesse período, nós temos essa dificuldade. O estoque fica crítico, nós ficamos sem possibilidade de atender a demanda da população, muita gente com cirurgias agendadas, as urgências, então a gente precisa ter sangue pra atender essa demanda de pacientes que precisam de sangue pra viver mais. É o caso de uma cirurgia, de um acidente. Tem os pacientes do Hemoam que sofrem de leucemias, hemofilia e que precisam de sangue constantemente.”

campanha de doação de sangue

O apelo do Hemoam está sendo feito desde a última sexta feira (5), por meio dos veículos de comunicação, mas ainda assim, não foi suficiente. A doadora Rutelene vieira, que doou pela segunda vez nos últimos meses, convocou quem ainda não conhece gesto de cidadania de doar.

“Não dói! Os meninos são super profissionais, já é segunda vez que eu estou vindo, o tratamento é ótimo, começando da recepção até aqui. Então, é dez mesmo. Eu convido todo mundo a fazer esse ato de amor, porque tem muita gente precisando.”
Walter Neto, que também é doador, disse que já perdeu as contas do número de doações e destacou a importância do ato.

“Se você quer ajudar uma pessoa, venha ao Hemoam, faça sua doação que você será bem-vindo! Doe sempre!”

Para doar sangue, é preciso estar completamente saudável, bem alimentado, estar pesando mais de 50 k e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12h.

Na sede do Hemoam, a coleta é feita de segunda a sábado, no horário de 7 às 18. O doador também pode ir ao anexo da maternidade Ana Braga, de segunda a sexta, de 8 às 13 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *