18/01/13 – Manaus e os municípios de Tabatinga e Manacapuru são os municípios que registraram o maior número de casos de dengue no Amazonas, na primeira quinzena deste mês.
A informação foi apresentada pelo diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), infectologista Bernardino Albuquerque, na abertura do “Treinamento em Assistência ao Paciente com Dengue”, evento que acontece até esta sexta-feira (18). A fundação, noentanto, esclarece que os índices estão dentro do esperado para o período. O evento é promovido pelo órgão em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HDV).
De acordo com a FVS, na capital, foram notificados 197 casos. Em tabatinga e Manacapuru, foram 37 e 14 notificações, respectivamente.
Segundo albuquerque, os números não chegam a preocupar. Mesmo assim, como parte das medidas integrantes de Plano Estadual de Controle da Dengue, o Governo do Estado está reforçando as orientações e procurando sensibilizar os profissionais de saúde para a importância do diagnóstico precoce da doença e o correto manejo clínico dos pacientes.
O treinamento, que teve a participação de cinco turmas, no auditório 2 da FMT/HDV, foi aberto à participação de médicos, enfermeiros e bioquímicos das redes pública e particular de saúde e, também, de instituições militares.
A diretora-presidente da FMT/HVD, Graça Alecrim, disse que os profissionais receberam informações sobre a epidemiologia da dengue, com dados atualizados sobre a incidência da doença na capital e no Interior.
(CS)