PC apreende 17 kg de drogas e comprova envolvimento de traficantes do AM com colombianos

Um total de 17 kg de drogas foi apreendido em Manaus, nas últimas 24 horas, em duas ações da Polícia Civil do Amazonas.

Na tarde e noite desta terça-feira (02), sete pessoas, entre elas um colombiano, foram presas em uma operação que investigava uma quadrilha envolvida com roubos e atuava no tráfico de drogas em Manaus. Com eles foram apreendidos 11 quilos de drogas.

A investigação, realizada pela Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop), Delegacia Especializada em Roubos e Defraudações (DRFD) e 13° Distrito Integrado de Polícia (13°), da Polícia Civil, aponta a relação dos assaltos com o tráfico de drogas, na capital do Estado.

De acordo com secretário-executivo-adjunto da Seaop, Orlando Amaral, as prisões são resultado da investigação da quadrilha, presa na semana passada, que atuava no roubo a lojas de eletroeletrônicos. “André era o elo entre as quadrilhas, que atuavam tanto com roubos e a venda de drogas. A investigação mostra mais uma vez a relação dos crimes de roubo e o tráfico de drogas em Manaus”, disse.

O titular do 13º, delegado Jander Mafra, acredita que o tráfico de drogas alimentava o esquema de roubo da quadrilha. “Nós acreditamos que o tráfico fomentava o roubo da quadrilha presa semana passada e o André  queria vender a droga para fugir para fora do Estado”, explicou.

André Ferreira Vasconcelos, de 31 anos, é considerado um dos líderes da quadrilha envolvida com os roubos. Com a prisão dele, a polícia chegou aos traficantes, liderada por Lilian Raquel Barbosa Barros, 43, e o colombiano Wilson Castillo Barrea, 39.

Lilian e André, foram flagrados com um quilo de droga, em um carro modelo Prisma, no Nova Cidade, com os também presos: Glenda Sabrina Marques da Silva Moreira, 22, Paulo Augusto Bezerra Figueiredo, 33.

Horas depois, os membros ligados a quadrilha também foram presos: Ítala de Azevedo Sales, 20, e Kissinger Eduardo da Silva Lima, 32, com 10kg de droga.

De acordo com a SSP-AM, o colombiano Wilson Castillo era o fornecedor da droga movimentada pelo grupo e a Lilian a chefe da distribuição, enquanto André intermediava o contato com as bocas de fumo da cidade, com atuação também dos demais integrantes da quadrilha.

Eles responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, organização criminosa e o colombiano Castillo também por posse de apetrecho para fabricação de droga. Os homens serão encaminhados à cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa e as mulheres ao Centro de Detenção Provisória Feminino.

A investigação sobre o bando iniciou com o roubo a um empresário no dia 10 de junho deste ano, quando os ladrões levaram cerca de R$ 50 mil em joias, dinheiro e equipamentos eletrônicos.

Em outra operação, cerca de 6 kg de drogas variadas foram apreendidos, também nesta terça-feira (02), pela PC-AM, por meio da equipe do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc). De acordo com o diretor da unidade policial, delegado Paulo Mavignier, os entorpecentes estavam em poder de Paulo Augusto de Queiroz Galvão Junior, de 25 anos, conhecido como “Playboy”, envolvido com o tráfico de drogas na zona Oeste da cidade. O infrator, que foi preso em flagrante, por volta das 17h30, em via pública, na Rua Amazonas, primeira etapa do bairro Compensa, zona Oeste, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (03), no prédio da Delegacia Geral, zona Centro-Oeste.

Segundo o diretor do Denarc, a prisão de “Playboy” foi efetuada depois de 30 dias de investigações, iniciadas após denúncia anônima feita à equipe policial. Durante a coletiva de imprensa, Paulo Mavignier informou as circunstâncias da prisão do infrator.

“A equipe do Denarc montou campana nas proximidades da casa utilizada por “Playboy” para armazenar drogas, situada na Rua da Paz, naquele mesmo bairro. Os policiais observaram o momento em que Paulo Augusto deixava o imóvel carregando uma sacola. Eles seguiram o rapaz que, ao notar a presença dos servidores, jogou o objeto perto de um igarapé e ainda tentou fugir, mas acabou interceptado minutos depois”, explicou Mavignier.

Conforme o delegado, os policiais civis retornaram à casa onde “Playboy” estava e encontraram, escondidos em uma mala, três tabletes de substâncias entorpecentes com aspecto de maconha do tipo skunk e um tablete de pasta base de cocaína, totalizando cerca de quatro quilos de drogas. Também foram apreendidos na residência R$ 19 mil em espécie, que, de acordo com a autoridade policial, seria oriundo do tráfico de drogas.

Após a interceptação de “Playboy” a equipe do departamento retornou ao local onde o infrator havia jogado uma sacola e durante varredura encontrou, dentro do saco, mais dois tabletes de maconha do tipo skunk, acrescentando mais dois quilos de entorpecentes às apreensões.

“Nossa equipe investigou a origem dessa droga apreendida com “Playboy” e tudo indica que a comercialização estava sendo feita por ele em parceria com colombianos. A orientação do secretário da Segurança Pública do Estado, Sérgio Fontes, e do delegado-geral de Polícia Civil do Amazonas, Francisco Sobrinho, é não dar trégua ao tráfico de drogas. Por conta disso, estamos intensificando as ações, em combate a essa prática ilícita em toda a cidade”, pontuou o diretor do Denarc.

Paulo Augusto, que já havia sido preso por tráfico de drogas e estava em liberdade desde novembro do ano passado, foi novamente autuado em flagrante por tráfico de drogas, crime previsto no Artigo 33 da Lei nº 11.343/06. Ao término dos procedimentos cabíveis, o infrator será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro da capital, onde irá permanecer à disposição da Justiça.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *