Delação premiada cita Alfredo Nascimento como ministro que fazia “jogo combinado com governadores” no Ministério dos Transportes

O ex-ministro dos Transportes dos governos Lula e Dilma e atual deputado federal pelo Amazonas Alfredo Nascimento (PR), é um dos nomes citados na delação premiada do senador Delcídio do Amaral, como o ministro que “articulava vários investimentos espúrios com os governadores de Estado de vários partidos”.

O documento da delação foi aprovado hoje (15) pelo ministro Teori Zavascki, e publicado na íntegra pelo jornal Folha de São Paulo na versão online. Delcídio do Amaral tinha conhecimento de que “através de um jogo combinado”, o então ministro Alfredo Nascimento firmou um acordo ilícito com o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e o seu então secretário Edson Giroto, para promover “uma descentralização de todos os investimentos federais no Estado, de forma a facilitar a arrecadação de propina”.

De acordo com o documento, “Edson Giroto foi quem ficou responsável pela operacionalização desta descentralização de investimentos, sendo que a propina arrecadada era repassada ao PR e ao PMDB, através de Alfredo Nascimento”.

Segundo o delator, esse esquema gerou uma investigação do Ministério Público e da Polícia Federal, chamada de Operação Lama Asfáltica, “que aparentemente vem enfrentando dificuldades para avançar”.

Alfredo Nascimento renunciou ao cargo de ministro dos Transportes, em julho de 2011, depois que vieram à tona denúncias de um suposto esquema de superfaturamento em obras envolvendo servidores da pasta de Transportes. Na ocasião, a Revista Veja relatou que representantes do PR, recebiam propinas de empreiteiras. O deputado afirma que foi inocentado de todas as denúncias no Supremo Tribunal Federal e que o Ministério Público Federal não conseguiu comprová-las.

A assessoria do deputado disse que ele ainda deve se manifestar sobre a delação do senador Delcídio do Amaral, logo que tiver acesso ao conteúdo completo do documento divulgado nesta terça-feira.

Este é trecho em que Alfredo é citado:

Alfredo-delacao-Delcidio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *