Operação “Volta às Aulas” vai fiscalizar cinco mil itens do material escolar vendido em Manaus

15/01/13 – Uma operação do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-Am), fiscaliza a venda de material escolar adulterado. A Operação “Volta às Aulas” acontece no Centro e outras zonas da cidade e vai até 24 de janeiro.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem Am, engenheiro Márcio André, o objetivo é verificar se as informações declaradas nos itens de material escolar é realmente verdadeira.

“Vamos fiscalizar as resmas de papel, caderno capa dura, cola, cêra para modelar, clips, enfim, vários produtos caracterizados como pré-medidos, ou seja, o consumidor não acompanhou a pesagem. Não acompanhou a contagem desse número de unidades. Ele chega à livraria, e já está pré-determinado. Por exemplo, uma resma de papel de 500 folhas. Será se esse número foi respeitado? Vamos coletar esses produtos, levar para o laboratório e fazer a análise. Nossa meta é fiscalizar cerca de cinco mil produtos, durante essa fiscalização.”

Segundo Márcio André, na fiscalização do ano passado, foram encontradas 20 marcas com peso abaixo do declarado na embalagem. “Encontramos massa para modelar, a própria resma de papel, errorex com peso muito inferior. Sabemos, que, nessa época do ano, existe uma procura significativa desses itens de material escolar. A fiscalização acontece durante todo o ano, mas foi intensificada nessa época, em função do retorno às aulas.”

O cidadão deve estar atento aos seus direitos o tempo todo. Não apenas nesta época do ano e, claro, para isso, conta com o apoio dos orgãos de defesa do consumidor.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *