Crianças em tratamento na Fundação Cecon recebem reforço escolar

O trabalho de reforço escolar é parte da Política Nacional de Humanização, âmbito da instituição, que é referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.

img_5035editada

A proposta é deixar o ambiente hospitalar humanizado e contribuir com o desenvolvimento intelectual das crianças, pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), por meio do  projeto ‘Pedagogia Hospitalar’. De acordo com diretora de Ensino e Pesquisa da fundação, Katia Torres, o retorno da ação é grande, já que as crianças não perdem o contato com a atividade pedagógica.

“Além das atividades especificamente do aprendizado, elas realizam atividades de desenvolvimento, de distração,  de leitura, e outras brincadeiras com efeito pedagógico, aliado com o efeito psicológico, de tirar o foco da doença”, explicou a diretora.

O atendimento dado às crianças é individualizado e segue uma linha pedagógica, respeitando limites e condições de cada aluno. Os estudantes do curso de Pedagogia que fazem parte do projeto, visitam as crianças de segunda à sexta, criando uma rotina que é benéfica aos pequenos pacientes. No caso das crianças que frequentavam a escola antes do início do tratamento, os professores enviam pelos pais as atividades para serem aplicadas aos pacientes.  

Ela também ressaltou que, além de colaborar com o desenvolvimento intelectual, o projeto consegue fazer com que as crianças em tratamento não se sintam presas ao ambiente hospitalar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *