Crianças aprendem sobre o valor da amizade em projeto de arte-educação na Internet

O quarto episódio da série de vídeos do projeto “5 Minutos de Arte e Educação” vai ao ar nesta terça-feira (22/12)

O quarto episódio do projeto “5 Minutos de Arte e Educação”, que vai ao ar nesta terça-feira (22/12), no canal do YouTube do autor do projeto, o produtor artístico e cenotécnico João Pedro Taneda, vai discutir sobre a valorização da amizade. Para assistir o vídeo, basta acessar o link: https://youtu.be/E5o4o2xPzeA

“O vídeo retrata que a amizade entre as crianças é muito importante para o seu desenvolvimento social e emocional. Através das amizades, as crianças aprendem a se relacionarem umas com as outras, desenvolvem habilidades sociais, ensinam outras crianças a serem bons amigos e a entender os laços que existem entre as pessoas”, comenta Taneda.

Temas sociais e educacionais são apresentados pelos atores nos vídeos da série – Paulo Solimões

Lei Aldir Blanc/Prêmio Manaus de Conexões Culturais

Ao todo, o projeto é constituído de seis vídeos, com duração de 5 minutos, cada. A iniciativa, que une arte e educação, foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, no edital do Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, na categoria Teatro, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus.

“O projeto utiliza elementos do teatro, dança, brincadeiras de roda e canções infantis para ambientar o cotidiano de crianças da periferia de Manaus, que, em meio às brincadeiras de rua, compartilham seus problemas e, juntos, vão resolvendo cada um deles através do que aprendem na escola com os professores, nos conselhos dados pelas suas famílias e nas suas observações do cotidiano”, comenta o autor do projeto.

Cidadania

Taneda ressalta que o projeto oferece estímulos ao desenvolvimento da cidadania das crianças, pois os foram elaborados com o objetivo de contribuir para a formação da cidadania. “Esse é um processo que deve ser iniciado na infância. Assim, podemos dizer que se trata de um trabalho artístico e educativo e que será disponibilizado on-line e gratuitamente. Nosso intuito é tecer um olhar positivo da vida, despertando nas crianças o entendimento que transformações são necessárias para buscarmos soluções aos problemas que se apresentam em nossa vida”.

Ficha técnica

A produção artística é assinada por João Pedro Taneda. O texto e a direção são de Narda Telles. O elenco é formado pelos atores Denise Lima, Diego Lima, Lorena Torres, Luzimar Santos e Mayara Dellacarmo. O contrarregra foi Arnoldo Chaves. As coreografias foram elaboradas por Mara Pacheco. Lucas de Mello é o responsável pelo design gráfico.

João Pedro Taneda é o autor do projeto que foi contemplado pela Lei Aldir Blanc/Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020

Currículo artístico

 João Pedro Taneda trabalha como produtor artístico desde 2006, quando passou a integrar a Associação Amazônia Arte-Mythos. Desde então tem atuado em diversas produções da companhia. Como produtor artístico e cenotécnico, trabalhou em: “Yawê, o Pequeno Peixe Boi” (2006), “Prometheu” (2006), “Cici e as Formigas” (2007), “Antígona” (2008), “Brincando em Cena” (2010), “Assembleia das Árvores” (2010), “A Menina e o Tempo” (2015), “A Incrível Viagem de Mariana” (2015) e “A Menina dos Brincos de Ouro” (2015).

Também fez produção artística para os seguintes espetáculos: “Dona Chuva e Dona Selva Contra O Senhor Moto Serra (2009), “Lenda da Cobra Norato” (2012), “As Bacantes” (2013), na participação da peça “Medéia” (2014) na Mostra 10 Anos do Festival de Teatro da Amazônia e “A Menina e o Tempo” (2020). Em 2010, foi o realizador do projeto “Teatro para todos em Manaus” – Circulação de espetáculos na Rua – Prêmio Secretaria Municipal de Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *