Criação de cadastro pode acabar com a falsificação de carimbos médicos

Denúncias de vários profissionais da área da saúde motivaram as investigações de uma prática que tem sido muito frequente: a falsificação de carimbos médicos na intenção de  obter medicamentos gratuitos na rede pública de saúde e comercializá-los.

Para acabar com esta prática ilegal, o vereador Marcelo Serafim apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a criação de um cadastro na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para que empresas interessadas se credenciem para confeccionar os carimbos dos profissionais de saúde domiciliados em Manaus. 

Marcelo Serafim, que também é farmacêutico, reforça que muitas pessoas precisam do acesso gratuito aos medicamentos, que é usado de forma irregular. “Este é um problema que prejudica a sociedade, principalmente os que necessitam dos remédios para tratamentos de enfermidades e não possuem condições financeiras de adquiri-los em farmácias da rede privada.” 

Segundo o parlamentar, a proposta do cadastro na Semsa, é de coibir esse crime, a fim de que empresas sérias e idôneas se credenciem para confeccionar os carimbos desses profissionais. “Dada a urgência  que o caso requer, espera-se que tal medida seja acolhida e implementada o mais breve possível”, finalizou o vereador.

 

Caso no CRM 

No primeiro semestre de 2015, um anúncio nas redes sociais mostrava a foto de um modelo de atestado médico com carimbo de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).  Na época, o presidente da entidade, disse que era comum a falsificação de atestados. Qualquer pessoa poderia utilizar o nome de um médico. Ele até  alertou aos profissionais para adotarem medidas de segurança para evitar a falsificação do registro e até de assinaturas. A recomendação, no ano passado, era para utilizarem  carimbos personalizados para dificultar a ação dos criminosos.

Com informações da assessoria de comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *