CPRM confirma enchente dentro da normalidade no Amazonas e aponta preocupação com a estiagem

Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou nesta terça-feira (31), durante coletiva, o último alerta de cheia para este ano. O órgão informou que a previsão é que a cota máxima do rio Negro chegue até 27,57 metros. Em 2015, o nível do rio atingiu 29,66 metros.

Show fe6c8021 7518 459d 83b0 b749fa816311

Segundo a pesquisadora do CPRM, Luna Gripp Alves, os alertas emitidos pelo órgão se confirmaram para uma cheia dentro da normalidade no Amazonas.

“Parece que o rio Negro não vai subir muito, pelo o que nós temos notado. Então a gente espera uma situação bem normal, espera uma cota entre 26,97 até 27,57 metros”.

O meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ricardo Dallarosa, diz que a preocupação agora é com a estiagem que pode vir, confirmando um verão amazônico ainda mais severo, se não ocorrerem as quantidades de chuvas previstas para o período.

A Defesa Civil do Estado está acompanhando o comportamento dos rios durante o período de transição da cheia para a estiagem. De acordo com secretário Fernando Pires Junior, algumas calhas apresentam níveis muito baixos.

Em Manaus, conforme o secretário executivo de Defesa Civil, Cláudio Belém, a preocupação com o período de transição fica por conta das chuvas acompanhadas de rajadas de vento, que sempre causam grandes prejuízos para a capital.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *