“Cosme e Damião”: policiamento a pé, em dupla, é reativado pela PM-AM nesta segunda

O Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas promove a partir das 9h desta segunda-feira (dia 20), na Praça Heliodoro Balbi, popularmente chamada como Praça da Polícia, a reativação do

O policiamento a pé, em dupla, que ficou conhecido como “Cosme e Damião”, está sendo reativado, pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). A cerimônia acontece nesta manhã (20), na Praça Heliodoro Balbi, popularmente chamada como Praça da Polícia, no Centro da capital.

De acordo com o comando Geral da PM-AM, o objetivo é ampliar a segurança nas ruas do Centro da cidade, principalmente, nas áreas mais movimentadas como as paradas de ônibus, proximidades de bancos e casas lotéricas, escolas, faculdades, praças, parques, pontes, supermercados e feiras, assim como dar proteção ao patrimônio público e privado, incluindo aí os monumentos históricos do Centro da Capital amazonense.

A Dupla Cosme e Damião estará sob o comando da 24ª CICOM, unidade de policiamento que mantém a segurança do Centro da Cidade e será inicialmente formada por um pelotão de 30 (trinta) policiais militares, que atuarão com policiamento a pé ostensivo, desde a orla do Rio Negro até as cercanias do Boulevard Álvaro Maia.

A reativação faz parte da polícia comunitária do Comando da PM e atende, também, a pedidos de comerciantes desta área da cidade. Com o reforço do policiamento, o centro de Manaus terá seu patrulhamento reordenado, garantindo ainda mais a segurança da população.

Histórico A Dupla Cosme e Damião surgiu como uma ferramenta de trabalho de segurança pública, no primeiro governo do Governador Plínio Ramos Coelho, (1955/59), quando a Polícia Militar do Amazonas era comandada pelo Tenente-Coronel PM Cleto Veras. A ação de policiamento a pé em dupla existiu até o ano de 1972, sendo substituída naquela ocasião pelo policiamento motorizado chamado como Rádio Patrulha.

Foi reativado na década de 1990 e depois, voltou a fazer parte da Polícia Militar em 2015. A atual reativação é uma forma de trazer de volta um policiamento interativo que garanta a segurança de moradores do Centro e das pessoas que se dirigem aquela área da cidade, seja para trabalhar, estudar ou fazer qualquer outra atividade na região mais movimentada de Manaus, o Centro Histórico.

O nome Cosme e Damião é uma alusão a santos gêmeos. Segundo a Wikipedia, os santos Cosme e Damião eram irmãos devotados à fé, que teriam sido médicos. A santidade dos irmãos é atribuída à prática da medicina sem cobrar nada aos pacientes. Na Igreja Católica, a festa de Cosme e Damião é celebrada no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano. Ainda segundo a Wikipedia, nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis – os ‘erês’ -, também são festejados em 27 de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *