Corredor do Mindu será concluído até o fim do ano, promete prefeito

05/01/13 – As obras do Corredor Viário do Mindu estarão concluídas até o final deste ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (4), pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

De acordo com a Secretaria Municipal d Comunicação (Semcom), no momento, a prefeitura trabalha na melhoria da iluminação do trecho dos Parques Lineares 1 e 2, para que possa ser liberado ao tráfego.

O prefeito afirmou que, a meta, é entregar toda a primeira etapa, que se inicia na nascente do Mindu e vai até a Avenida das Torres, até o final do ano.

Ainda conforme o prefeito, a conclusão da obra depende da indenização de 1.200 famílias, que ainda não foram retiradas do local. Para a desapropriação dos moradores, serão necessários R$ 27 milhões.

Arthur explicou que há duas alternativas para buscar recursos. Uma é firmar parceria com o governo do Estado e, a outra, é buscar financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

As negociações para a liberação da verba devem começar já na próxima semana, uma vez que a Prefeitura pretende retirar as famílias até o final do inverno, em meados de junho. A obra deverá ser concluída nos seis meses que correspondem ao verão.

Após a reunião que definiu os prazos para a finalização do corredor, o secretário municipal da Infraestrutura, Hissa Abrahão, disse que, após a instalação de aproximadamente 10 postes, os Parques Lineares 1 e 2 vão ser liberados para o tráfego de veículos.

Nessas áreas, foram feitos serviços de macrodrenagem e ampliação do sistema viário existente no entorno do igarapé.

Também participaram da reunião, o subsecretário de Infraestrutura Orlando Holanda, o engenheiro responsável pela obra Jorge Souto, além de outros especialistas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

O programa de obras para a primeira etapa do corredor viário do Mindu foi dividido em sete pontos principais de trabalho: Nascente – Centro de Vigilância Nascente do Mindu que já está pronto; a Ponte José Romão – em fase de conclusão, Parque Linear 1 – que vai da Ponte João Câmara até a Avenida Grande Circular, Parque Linear 2 – inicia na Avenida Grande Circular até o Centro de Monitoramento e o Corredor Viário que vai da Rua João Câmara, bairro Colina do Aleixo até a Avenida das Torres, com uma ligação viária até a Avenida Tancredo Neves, no Parque 10.

Trata-se de um grande projeto de requalificação urbana, baseado na retirada de três mil famílias que moram no entorno do igarapé do Mindu – 30 metros da margem, ao longo dos 17 quilômetros, para reurbanizar, recuperar e preservar o corredor ecológico do igarapé, que é protegido por lei.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *