Cooperativas de castanha garantem financiamento que beneficia centenas de famílias coletoras no Interior do Amazonas

 

Centenas de famílias de produtores rurais da cadeia de castanha dos municípios de Barcelos e Beruri, que integram a Cooperativa Mista Agroextrativista do Rio Unini (Coomaru) e a Associação dos Agropecuários de Beruri (Assoab) serão beneficiadas com recursos de R$ 500 mil para cada entidade.

Os recursos, que fazem parte do projeto da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), garantem as atividades dessas famílias neste ano e a revitalização da cadeia da castanha no Estado.

O contrato de financiamento entre a Coomaru e a Assoab) com a agência de fomento do estado do amazonas (afeam) foi assinado nesta terça-feira (9/1), em Manaus.

O projeto foi lançado no final de agosto do ano passado, após amplo debate com cooperativas e órgãos parceiros, com o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae) e o sistema que compõe a Secretaria da Produção Rural (Sepror), garantindo a compra da produção de castanha das cooperativas, com destino às exportações.

O presidente da Coomaru, João Evangelista, destacou que, de imediato, foi assinado um contrato com 60 famílias coletoras de castanha, mas esse projeto, financiado pela Afeam, tem potencial para atender muito mais famílias na região.

De acordo com a presidente da Assoab, Sandra Soares Amud Neves, 12 comunidades fornecerão castanha para a associação, e cerca de 200 famílias serão abrangidas dentro do projeto do Governo do Amazonas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *