Consumidores são orientados sobre compras e troca de presentes para o Dia das Mães

Com aumento do número de consumidores comprando presentes para o “Dia das Mães”,  para as homenagens do próximo domingo (14), os filhos devem estar atentos. Pensando nisso, a Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) dá dicas.

Não é incomum que algum erro ocorra na hora da compra, por isso é importante que o consumidor fique atento sobre a troca do produto, já que em algumas situações ela não é possível.

O coordenador da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor, Afonso Lins orienta que a troca de mercadorias na semana posterior a data nem sempre é possível, pois a loja troca a mercadoria se quiser, por isso é importante no momento da compra se certificar se a loja oferece ou não a troca.

“É importante ter em mente uma definição do que se pretende adquirir e quanto pretende gastar, levando em contas condições de pagamento.”

Somente compras fora do âmbito de vendas, ou seja, telefone e/ou em sites de compras são asseguradas ao direito de “arrependimento”, de acordo com o artigo 49, da Lei Federal 8.078/1990, conhecida popularmente como Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Nesse caso, o consumidor vai poder desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. A devolução dos valores pagos deverão ocorrer imediatamente e monetariamente corrigidos.

Em caso de dúvidas ligue para 0800 092 0111 ou dirija-se a sede do Procon Manaus, localizada na Rua Afonso Pena, 38, Centro, de segunda a sexta, no horário de 8h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *