Confirmada a morte do ministro Teori Zavascki, em queda de avião, no Rio de Janeiro

bdbc7524-5953-4d77-b607-84ffacb130ad

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, de 68 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (19), na queda do avião em que viajava. A aeronave caiu no mar, próximo a Paraty, nas proximidades da Ilha Rasa, na Costa Verde do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo filho de Teori Zavascki, Francisco Prehn Zavascki, nas redes sociais.

“Caros amigos acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu. Obrigado a todos pela força”, escreveu Francisco.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio, pelo menos três passageiros estavam no avião, que saiu do Campo de Marte, em São Paulo (SP), e ia para Paraty.

O acidente ocorreu por volta das 13h30m. Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, um dos tripulantes chegou a ser encontrado com vida, mas não resistiu. Os outros já estavam mortos.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o avião pertencia a Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras, dona do hotel Emiliano.

Teori Zavascki deixa três filhos. Ele se tornou ministro do STF em 2012, por indicação da então presidente da República, Dilma Rousseff.

Teori Zavascki é natural de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina. Antes do STF, o jurista também foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região entre os anos de 2001 e 2003 e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral, na década de 1990.

O corpo de Teori Zavascki deve ser velado no STF, em Brasília, e será enterrado em Santa Catarina.

Por meio de Notas de Pesar, entidades e a Petrobras se manifestaram sobre a morte do ministro Teori Zavascki:

 

Nota de pesar

 

A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais – ANADEF manifesta profundo pesar pelo falecimento do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), após trágico acidente na tarde desta quinta-feira (19).

Enquanto ilibado membro da Corte Suprema, Teori Zavascki demonstrou conduta idônea ao arbitrar sobre as mais diversas matérias, representando, nesta data, grande perda para a nação à qual deu tantas contribuições. A ANADEF se solidariza à família do ministro e aos familiares das demais vítimas do acidente e estima seus mais sinceros sentimentos.

 

Brasília, 19 de janeiro de 2017.

Michelle Leite

Presidente da ANADEF

Nota de Pesar

“Lamento profundamente o falecimento do ministro Teori Zavascki que relatou com tanta seriedade, firmeza e justiça os processos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. É uma grande perda para a Justiça e para o Brasil.”

Pedro Parente
Presidente da Petrobras

 

NOTA DE PESAR

 

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), com profundo pesar, lamenta a morte do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, em um trágico acidente aéreo nesta quinta-feira,19.

Como relator da Lava Jato, Zavascki vinha conduzindo com exemplar firmeza e seriedade os processos da operação e desempenhando papel decisivo no combate à corrupção no Brasil. Teve também uma trajetória reta e brilhante na magistratura judicial.

Que recebam a família, amigos e o STF condolências e solidariedade de todos os procuradores da República.

 

José Robalinho Cavalcanti

Procurador Regional da República

Presidente da ANPR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *