Comunitários do Tupé terão aulas de inglês para recepcionar turistas

Comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (RDS) vão ter a oportunidade de aprender noções básicas de conversação em inglês. O curso será oferecido na unidade de conservação pelo Programa Olimpíadas, desenvolvido pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional da prefeitura de Manaus (Espi).

comuntupeing (2)

O objetivo é possibilitar aos ribeirinhos um conhecimento básico da língua inglesa para que eles possam se comunicar melhor com os turistas estrangeiros que visitarão a reserva, principalmente no período dos jogos das Olimpíadas, em junho.

Estão inscritos 40 moradores das seis comunidades que integram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé. O curso tem carga horária tem  36 horas/aula.

A iniciativa conta com a parceria da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que administra a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé.

Uma equipe formada por representantes dos três órgãos realizou uma visita à comunidade do Livramento, onde o curso vai ser ministrado para conhecer a realidade da comunidade e as principais demandas dos ribeirinhos em relação ao receptivo turístico.

Também vão participar do curso canoeiros da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf).

De acordo com a coordenadora do Programa Olimpíadas, Rafaela Costa, o curso vai ser oferecido duas vezes por semana, com aulas as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h.  As aulas começam no dia 14 de junho, e se estenderão até o dia 21 de julho.

Segundo Rafaela Costa,  o contato prévio com a comunidade permitiu a elaboração de uma apostila onde serão abordadas as principais necessidades de conversação apropriadas ao turismo desenvolvido na área.

“Os ribeirinhos serão capacitados a entender e pronunciar frases prontas, saudações iniciais, informações sobre a própria RDS, alimentos, entre outros tópicos da abordagem ao turista”, explicou Rafaela.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé é formada pelas comunidades Agrovila, Julião, Livramento, Colônia Central, São João do Tupé e Tatulândia.

Essas comunidades recebem bastante visitantes ao longo do ano, sobretudo durante o Verão Amazônico///.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *