O incêndio florestal que começou às 16h00 de ontem, na Comunidade Casa Branca, próximo ao lago do Janauari, município de Iranduba, no outro lado do Rio Negro, em frente ao bairro de Educandos, a 27 km de Manaus foi controlado ontem mesmo. A informação é do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM).
De acordo com a assessoria do CBM-AM, o fogo só não foi completamente apagado devido à grande área queimada, porém foi controlado após um cerco que confinou as chamas numa região onde pode queimar até consumir todo o material combustível, ou seja, a madeira que existe no local, sem causar maiores transtornos.
Os bombeiros informaram, ainda, que no final da tarde, populares tentaram controlar o incêndio, sem sucesso. O acesso ao local é possível apenas por via fluvial. Até o momento, as causas ainda desconhecidas.
A 5a Companhia Independente de Bombeiros Militares (CIBM) de Iranduba chegou a mobilizar equipamentos, efetivo e 35 brigadistas florestais, formados através das medidas educativas da Operação Céu Limpo 2016.
A equipe de bombeiros e brigadistas florestais que esteve no local informou que o fogo chegou a ficar alto em vários momentos e podia ser avistado de Manaus.
Os trabalhos foram encerrados ainda ontem. A equipe deslocada para Iranduba retornou dos trabalhos quando não havia mais como o fogo se propagar.
Conforme os Bombeiros, a comunidade local está monitorando e, se por acaso for necessário, acionará as equipes que estão em prontidão, no posto da 5a CIBM no Cacau Pirera.
Até o momento, não há como saber as causas do incêndio.


