Ainda sem energia elétrica à noite, comunidade do Tupé receberá benefícios do Luz Para Todos

06/07/13 – As mais de 80 famílias que vivem na comunidade São João do Tupé, localizada às margens do Rio Negro, na zona rural de Manaus, que, apesar da proximidade com a capital, ainda não dispõe de serviços básicos como energia elétrica durante todo o dia e à noite, e água encanada, passarão a receber os benefícios do programa federal Luz Para Todos.

A garantia foi dada nesta sexta-feira (5), pelo titular da Secretaria Municipal da Educação, Pauderney Avelino, que foi à comunidade para inaugurar um telecentro de ensino, na escola local, onde a comunidade vai dispor de computadores e a internet banda larga, para melhorar cada vez mais o nível educacional dos estudantes.

A energia que abastece o Tupé vem de um gerador movido à diesel que pertence à escola, e mas é compartilhado com os moradores. Durante o dia, no período das aulas, ele serve somente à escola. À noite, de 18 às 22:30, ele é o responsável pela iluminação pública e pela energia utilizada nas casas da vila.

Falando em nome do prefeito Arthur Virgílio Neto, o secretário disse que estava autorizado a prometer que, num curto espaço de tempo, os moradores do Tupé terão os benefícios do Luz Para Todos. “ O que estava faltando era a licença ambiental. O documento já está na Amazonas Energia e, em breve, a comunidade poderá desfrutar dos serviços a que todo cidadão têm direito. O morador da zona rural não é cidadão de segunda classe. Para nós, todos são iguais”, defendeu.

Representando o Legislativo Municipal, o líder do PTN na Câmara Municipal de Manaus (CMM),vereador Rosivaldo Cordovil, aproveitou para anunciar às lideranças comunitárias que, na semana que vem, terá um encontro com o secretário municipal da Saúde, Evandro Melo, para solicitar a ampliação do posto médico que atualmente funciona na vila. “Durante os finais de semana, a praia do Tupé  fica lotada de banhistas, inclusive de Manaus, e precisa estar preparada para qualquer eventualidade, pois, hoje, se alguém necessitar de um atendimento mais especializado, no caso de um afogamento, por exemplo, vai ficar complicado”, disse.

Para a presidente da comunidade do Tupé, Glória Souza, ao determinar a execução dos serviços de água e luz, o prefeito cumpre uma promessa feita durante a campanha eleitoral. “Há quase 10 anos nós só ouvimos promessas. Dessa vez, não. Nós, estamos vendo ação”, Ressaltou a líder comunitária.

O líder indígena conhecido como Domingos também falou em nome das tribos que vivem na comunidade. “Todos nós seremos beneficiados, isso é que é o importante”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *