Comitê Organizador das Olimpíadas em Manaus discute, no Rio, a realização dos jogos de futebol no Amazonas

MANAUS -09-06-15 REUNIÃO MANAUSCULT FOTOS ASS/MANAUSCULT
Representantes do Comitê Integrado para Organização dos Jogos Olímpicos em Manaus participaram pela primeira vez, nesta terça-feira (9), de reuniões na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir as atribuições do Governo e da Prefeitura para a realização das partidas de futebol na cidade. O principal item discutido foi a necessidade de redução da utilização das estruturas temporárias que serão empregadas.

Participaram da reunião os coordenadores dos comitês estadual, Mário Aufiero, e municipal, Bernardo Monteiro de Paula, além do diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica (FVO), Aly Almeida, e demais técnicos do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus.

Também foram discutidos outros assuntos referentes à organização como decoração da cidade, Live Site, mobilidade urbana, calendário dos jogos e o Programa Transforma, que visa à formação social e esportiva de estudantes de escolas públicas.

“Nosso objetivo é minimizar custos principalmente nas instalações temporárias que serão usadas no entorno da Arena da Amazônia com a utilização das estruturas que já temos, como o Centro de Convenções do Amazonas e Arena Amadeu Teixeira”, destacou o coordenador estadual, Mario Aufiero.

Para o coordenador municipal, o desafio é promover um espaço de interação do público com o evento esportivo e ainda um espaço adequado para a imprensa. “Para as Olimpíadas precisamos instalar no Live Site, que funcionará na Ponta Negra, uma estrutura para a imprensa e que servirá principalmente aos jornalistas não credenciados. Estamos discutindo com o Comitê a maneira mais eficiente e com menos gastos para instalar o Live Site captando recursos com patrocinadores”, declarou.

Projeto Transforma

Durante a reunião, foi apresentado o principal projeto de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 – o Transforma, que leva os jogos para o contexto das escolas da rede pública. Por meio do projeto, coordenadores, professores e alunos são capacitados para desenvolver atividades ligadas ao universo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos nas escolas, incluindo competições esportivas, desafios culturais, entre outras atividades.
A ideia, segundo os coordenadores, é adotar o projeto nas escolas estaduais e municipais do Amazonas, por meio das secretarias de Educação.

O Transforma é realizado por meio de parceria entre o Comitê Rio 2016 e as secretarias de Educação. Já foi implantado em 500 escolas do Rio de Janeiro e a meta é alcançar 15 mil em todo o Brasil, incluindo o Amazonas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *