Começam as competições da etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais. Abertura foi nessa sexta, com presença do ministro Rossieli Soares.

– (fotos: Rodrigo Fonseca) – Cerca de 700 alunos-atletas dos institutos federais do Acre (IFAC), Amapá (IFAP), Pará (IFPA), Rondônia (IFRO), Tocantins (IFTO), Roraima (IFRR) e Amazonas (IFAM) participam, desde a manhã deste sábado (25) das competições dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs Norte), que se realizam em Manaus. As competições seguem até a próxima quinta-feira (29.

Onze modalidades estão sendo disputadas nos Campi Manaus Centro e Manaus zona Leste do IFAM, no Sesi Clube do Trabalhador, na Fundação Vila Olímpica, no Ginásio Renné Monteiro e na Praia da Ponta Negra. Os vencedores se classificam para etapa nacional que será sediada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), de 16 a 21 de outubro.

O Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques foi palco da abertura, nessa sexta-feira (24), Este ano, a etapa Norte é realizada pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM) com o apoio do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Autoridades como o ministro da Educação, Rossieli Soares, centenas de estudantes, além de servidores e reitores dos institutos federais da Região prestigiaram a cerimônia que foi animada pelas apresentações da banda da Polícia Militar do Estado do Amazonas, do grupo de dança Banzeiro, formado por alunos do Campus Parintins do IFAM, do Boi Bumbá Garanhão e do grupo de dança Garantido Show.

Os participantes ainda acompanharam o desfile das delegações e dos professores de Educação Física representantes dos sete institutos federais do Norte, o juramento dos alunos-atletas, o revezamento da tocha e o acendimento da pira, simbolizando o início dos JIFs Norte.

Para o reitor do IFAM, Antônio Venâncio Castelo Branco, esse é um momento ímpar para a história da educação profissional, científica e tecnológica, porque une todos os institutos federais da Região Norte. “Acreditamos no esporte como uma ferramenta poderosa de transformação social. Por isso, agradecemos a todos os que nos apoiaram e nos ajudaram a concretizar esse evento”, destacou.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, além de declarar aberta a etapa Norte dos JIFs, falou sobre a relevância dos valores construídos por meio do esporte para a vida dos alunos-atletas. “É importante que vocês olhem para ele [esporte] como uma oportunidade, independente se irão ganhar ou não”, disse.

Homenagens – Como parte da programação de abertura o IFAM realizou homenagens a profissionais que se dedicaram ao crescimento e à consolidação de Rede Federal. Foram homenageados o ministro da Educação, Rossieli Soares, o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Romero Portella Raposo Filho, e os servidores José Gomes Nogueira e Alnefredo de Souza. Também foi entregue uma homenagem póstuma ao Instituto Federal de Rondônia (IFRO) pela morte do servidor Diego Carlos de Oliveira.

Espirito esportivo

Os jogos dos institutos federais da região norte têm como principal objetivo a integração entre as atletas da região norte. E é nesse clima de espirito esportivo que os atletas confraternizaram e protagonizaram momentos de grande emoção, o que só o esporte é capaz de proporcionar. A integração nos jogos dos institutos federais da região norte vai além das fronteiras geográficas, ás diferentes culturas da região norte juntam-se em torno desse grande acontecimento um bom exemplo disso é o juramento do atleta, que nos JIF’s é realizado em duas línguas, o Português e o Inhangatú língua geral indígena.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *