Começa hoje o período de matrícula da rede municipal de ensino

Começam nesta sexta-feira, 13 de janeiro, as matrículas de novos alunos na rede pública de ensino de Manaus. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já rematriculou 176,7 mil estudantes, que seguem a vida escolar dentro das unidades de ensino do município no ano letivo de 2017.

Nesta quinta-feira, dia 12, encerrou o prazo de transferência de alunos que estudaram na rede em 2016 e por algum motivo solicitaram a mudança para outra escola da rede pública de ensino, para iniciar a matrícula dos novos na sexta-feira.

O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do aplicativo ‘Matrículas Amazonas’ e pelo site www.matriculas.am.gov.br, e também presencialmente, a partir do dia 16, nas mais de 700 escolas públicas de Manaus.

12-01-2017 - Matrículas. Foto - Lton Santos (1)

Disponível nas plataformas Android e IOS, o aplicativo foi desenvolvido pela empresa de Processamento de Dados Amazonas S. A. (Prodam) e até esta quarta-feira, dia 11, já havia sido baixado por mais de 45 mil usuários.

A Semed vai ter 494 unidades de ensino em funcionamento e vai oferecer 46,8 mil novas vagas em 2017, sendo 22,8 mil para a Educação Infantil e 24 mil para o Ensino Fundamental. O número corresponde a um aumento de 8% em relação ao ano passado.

A chefe da Divisão de Informação e Estatística da Semed, Eliete Queiroz, a prioridade é atender da melhor maneira possível os alunos nesse período de rematrícula e para que estejam aptos para matrícula de novatos no dia 13.

Para fazer a reserva de vaga online, basta preencher todas as informações do aluno e escolher a unidade de ensino. Ainda conforme Queiroz, após preenchidos os dados online (aplicativo ou site), a partir do dia 16, os pais vão poder ir à unidade escolar em que fizeram a reserva de vaga, para entregar os documentos do aluno e confirmar a matrícula.

“Os pais não precisam ir à escola desejada que o filho estude. Qualquer escola municipal e estadual faz o atendimento.” 

O procedimento só é concluído após a entrega da documentação, que comprova os dados informados. A partir desta sexta-feira, dia 13, também vão estar abertas as matrículas para os alunos com deficiência. O procedimento pode ser feito em qualquer escola da rede e mediante a apresentação de laudo médico.

O atendimento presencial dos demais alunos do ensino regular vai ser iniciado no dia 16 de janeiro (segunda-feira) em qualquer uma das 722 escolas públicas de Manaus, sendo 494 municipais e 228 estaduais.

A matrícula presencial vai ser a partir do dia 16 de janeiro para alunos da Educação Infantil (16 a 20 de janeiro); seguida da abertura de vagas para alunos do 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (17 a 20 de janeiro); depois para o 6º ao 9ª e EJA 2 (18 a 20 de janeiro) e Ensino Médio (19 a 20 de janeiro).

Os documentos necessários para efetivar a matrícula estão disponíveis em http://www.matriculas.am.gov.br/informacoes/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *