Começa hoje o Censo da Educação Básica 2013

20/05/13 – A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inicia hoje (20), o encontro estadual que marca a abertura dos trabalhos do Censo da Educação Básica 2013.

O encontro prosseguirá até o dia 22 de maio, tendo como objetivo capacitar 300 profissionais da rede pública estadual, municipal e privada de ensino para o trabalho de coleta de informações que resultará no censo educacional do ano corrente.

O encontro será presidido pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, e a solenidade de abertura dos trabalhos acontecerá no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Elisa Bessa Freire, localizado na Avenida Itaúba, s/nº bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

O evento contará com a participação de técnicos, gestores escolares e secretários municipais de educação de todo o Amazonas.

Segundo o secretário da Seduc, Rossieli Silva, é o Censo Escolar que permite traçar o perfil da educação brasileira, auxiliando os governantes no desenvolvimento de políticas educacionais.

“É com base nessas informações que são alinhadas todas as políticas públicas voltadas para a educação. Também é a partir dos dados do Censo Escolar, juntamente com as notas dos estudantes na Prova Brasil (avaliação do Governo Federal) e no Sadeam (avaliação do Governo Estadual), que se chega ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ao Índice de Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Ideam)”, explicou o secretário.

Nos três dias de capacitação 300 técnicos (coordenadores e multiplicadores) receberão treinamento para usar o Educacenso, sistema criado pelo Ministério da Educação (MEC) para coletar dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estadual e municipal) quanto da rede privada.

O treinamento sobre o Censo da Educação Básica 2013 será realizando nos Cetis Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, e Professor Eng. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizado na Rua Uirapuru, no bairro Cidade de Deus,zona norte de Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *