Combate à dengue: Primeiro LIRAa de 2013 vai vistoriar mais de 27 mil imóveis, na capital

12/01/13 – O primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2013, que será encerrado no próximo dia 18, tem como meta vistoriar cerca de 27.815 imóveis, selecionados por amostragem entre os 635.904 imóveis identificados em Manaus.

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) encerrou as ações da primeira semana do Levantamento do LIRAa, iniciado no dia 07 de janeiro.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que o LIRAa é realizado a cada três meses, e é uma das principais estratégias utilizadas para subsidiar as ações de controle e combate à dengue.

Após o encerramento do LIRAa, será possível elaborar estratégias específicas para cada zona geográfica da cidade.

De acordo com o chefe da divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, biólogo Joabi Rocha do Nascimento, da Semsa, cada área da cidade tem características específicas para o risco de reprodução do mosquito transmissor da dengue.

No último LIRAa de 2012, realizado em outubro, foi verificado em Manaus um índice de infestação pelo mosquito de 1,9%, que é considerado de médio risco para casos da doença. Já nas quatro zonas de Manaus, o índice de infestação mostrou variação: Norte, 1,9%, Leste, 3,2%, Oeste, 1% e Sul, 1,5%.

Segundo o biólogo, nas zonas Norte e Leste, os focos do mosquito estavam mais concentrados nos depósitos irregulares de água dos imóveis. Já nas zonas Oeste e Sul, o problema maior foi relacionado à questão do lixo.

No ano de 2012, dados parciais mostram que o município de Manaus registrou 4.730 casos notificados da doença: 1.390 na zona Sul, 1.388 na zona Leste, 1.014 na zona Norte e 891 na zona Oeste.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *