Com serviços de mamografia e ultrassonografias, carreta da mulher oferece atendimento no Centro da cidade, nesta semana

ubsmjii-2
A dona de casa Maria Aires foi uma das pacientes atendidas na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, mais conhecida como Carreta da Mulher, que está estacionada na Rua Lima Bacuri, ao lado do Camelódromo provisório da Floriano Peixoto, no Centro de Manaus. Dona Maria conta que aproveitou a oportunidade, pois para conseguir exames nas unidades de saúde da capital, é muito difícil, porque a demanda é grande.

Alicia Souza, moradora do bairro Santo Antônio, na zona Oeste da cidade, também não conseguiu exames na unidade de saúde próxima da casa dela e conseguiu uma ficha para fazer o exame na unidade móvel. Para ela, na carreta, o atendimento é mais rápido e eficiente.

Os camelódromos da Avenida Floriano Peixoto, em frente à Praça da Polícia, da Epaminondas, em frente à Praça Dom Bosco, no Centro, disponibilizam para suas clientes, para as moradoras do entorno e para as próprias trabalhadoras, exames gratuitos de mamografias e ultrassonografias, por meio da Carreta da Mulher.

O atendimento começou neste sábado (6), na Rua Lima Bacuri, ao lado do Camelódromo Floriano Peixoto, onde a carreta fica até as 17h do dia 12 de junho. Já no dia 13, a equipe de saúde da carreta inicia atendimento no estacionamento da Praça Dom Bosco, em frente ao Camelódromo da Epaminondas, e segue até o dia 19.

Em cada camelódromo, serão oferecidos, durante todo o período, 200 exames de mamografia, sendo 20 realizados pela manhã e 20 pela parte da tarde, diariamente, e 250 exames de ultrassonografia, sendo 25 pela manhã e 25 à tarde.

De acordo com o Gerente do Programa de Saúde Manaus Itinerante, da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), William Loureiro da Silva, as mulheres têm que apresentar RG e CPF, na hora do atendimento.

“Para fazer mamografia, mulheres com até 39 anos precisam apresentar requisição médica. A partir de 40 anos, a requisição não é mais necessária. Já para o exame de ultrassonografia, além dos documentos pessoais, a requisição médica é obrigatória”, ressaltou.

Serão disponibilizadas ultrassonografias: abdominal total e abdominal superior (somente pela manhã), transvaginal, pélvica, das vias urinárias, da tireóide e das mamas, cinco por turno.

O atendimento aos sábados será realizado de 8 às 12h, e, de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h as 17h.

Para o subsecretário Municipal do Centro Histórico, Glauco Francesco, tão importante quanto atrair público para os locais de exames é garantir que o trabalhador esteja bem.

“Estamos fazendo todo o possível para garantir a esses trabalhadores, enquanto aguardam ir para o Shopping T4 ou para a segunda etapa da Galeria dos Remédios, toda infraestrutura necessária para seu bem-estar físico e financeiro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *