14/08/13 – Uma cliente que paga a cooperativa Unimed Manaus há mais de 20 anos, para garantir tratamento de saúde, denuncia que está enfrentando dificuldades para conseguir atendimento. Nesta quarta-feira (14), em entrevista à Rádio CBN, o diretor financeiro da Unimed Manaus, médico radiologista Antônio Freitas, procurou explicar.
“A beneficiária teve suas consultas normalmente autorizadas até o dia 5 de agosto. Após essa data, o que aconteceu foi que o Hospital A. C. Camargo suspendeu os atendimentos dos beneficiários de todas as Unimed’s vinculadas à Federação da Amazônia. Esses beneficiários são atendidos normalmente, por meio deste intercâmbio. A Unimed Manaus é associada ao sistema interfederativo. Nós, da Unimed Manaus, pagamos o atendimento dos nossos beneficiários por meio das câmaras de liquidação. Nós estamos adimplentes às câmaras de liquidação desde janeiro de 2013. A última câmara de liquidação, dia 30 de junho, está quitada, inclusive nós somos credores das câmaras de liquidação, ou seja, temos dinheiro para receber.”
De acordo com o Antônio Freitas, apesar da suspensão do atendimento por parte do Hospital A. C. Camargo, a Unimed já está atuando juridicamente, para garantir que os pacientes da cooperativa em Manaus tenham seus direitos respeitados.
“Desde ontem, o departamento jurídico da Unimed Manaus está envolvido em garantir o atendimento de todos os nossos beneficiários junto ao A. C. Camargo. Desde ontem, estamos com os processos em andamento para garantir, por meio de uma liminar, o atendimento dos nossos beneficiários. É importante destacar que a Unimed Manaus tomou todas as providências para garantir esses atendimentos, porque o A. C. Camargo suspendeu os atendimentos unilateralmente. Inclusive temos um documento que mostra que todos os atendimentos agendados seriam garantidos, e eles não cumpriram isso.”
De acordo com o institucional da Unimed Manaus na internet, a cooperativa atende a cerca de 200 mil clientes, no Amazonas, mas também é líder em reclamações, em relação à prestação de serviços, em Manaus.