RÁDIO TIRADENTES | 89,7 MHz | AO VIVO

Com 9 mortes e 33 casos confirmados, em 2015, meningite preocupa, no AM, mas pode ser evitada com vacinação

18c30

Altamente contagiosa, a doença meningocócica pode causar sequelas como perda de audição, dificuldade de aprendizado, danos cerebrais e até amputação de membros. Em alguns casos, leva o paciente à morte. Embora preocupante, o mal tem tratamento, quando o paciente recebe o atendimento correto e a tempo e, mais importante, é possível prevenir com vacinação. O alerta é da médica Amanda Alecrim, diretora da Clínica Vacinar, em Manaus.

images

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o Amazonas registrou, no ano passado, nove mortes e 33 casos confirmados de meningite, uma doença infecciosa que acomete as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus, fungos e, mais comumente, por  bactérias, sendo chamada de meningite meningocócica.

meningite-bacteriana

No Brasil, cinco sorogrupos da bactéria meningococo (A, B, C, W e Y) são responsáveis pela maioria dos casos da meningite meningocócica, o tipo mais grave da doença, e que tem como principais vítimas as crianças. No entanto, a imunização contra o tipo B e a conjugada ACWY não estão disponíveis na rede pública de saúde. Apenas em clínicas particulares. A rede pública disponibiliza para a população apenas a vacina meningocócica C, para crianças de até 2 anos de idade. “A vacinação, inclusive para a tetravalente, pode e deve ser feita a partir dos 2 meses de vida. As famílias devem ficar atentas e é importantíssimo imunizar não somente as crianças e os adolescentes, que são os grupos mais suscetíveis, como também adultos e idosos, pois a doença meningocócica é de fácil transmissão e, quanto mais pessoas forem imunizadas, maiores são as chances de proteger a família”, explica Amanda.

15279448032_ac7b9c0d07

A médica destaca que há maior incidência da meningite no período de chuvas, que tem início no fim do ano e segue até maio. “É uma época em que, normalmente, o número de casos apresenta aumento. Mas o risco existe o ano inteiro, pois as pessoas viajam e podem ir a um lugar em que haja um surto, por exemplo. Daí a importância de estar com a vacinação em dia, sempre”, recomendou, acrescentando que os viajantes devem ter atenção especial com a caderneta de vacinação. “Avião é um lugar propício à transmissão de doenças. É importante estar protegido”, completou. Além da vacinação, lavar as mãos com frequência, manter o ambiente ventilado e evitar locais de grande aglomeração são algumas das formas de prevenir a contaminação.

images-1

Sintomas – Os sintomas da doença meningocócica incluem febre, vômito, dor de cabeça, sensibilidade à luz, fadiga e rigidez no pescoço. No agravamento da infecção, podem surgir manchas vermelhas na pele. Nos bebês, perda de apetite, diarreia, irritabilidade e choro prolongado também podem indicar a enfermidade.

A doença pode se desenvolver rapidamente e a orientação médica é que, aos primeiros sinais, o paciente procure atendimento médico imediatamente. A meningite meningocócica pode matar em 48 horas ou deixar sequelas.

A Clínica Vacinar fica localizada no conjunto residencial Vieiralves, zona Centro-Sul da capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *