Com 636 casos registrados apenas no primeiro trimestre no Am, erradicação da malária é tema de debate, em Manaus

26/06/13 – A erradicação da malária e novas pesquisas sobre a doença estão sendo discutidas nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), no “I Workshop de Vetores da Malária na Amazônia”. O evento acontece na sede da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), localizado na avenida Pedro Teixeira, nº 25, D. Pedro.

A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, destaca que o evento tem caráter inovador e foi concebido com a proposta de trazer ao contexto regional, uma discussão recente que tem sido pauta nos fóruns mundiais de discussão da malária: a erradicação da doença. “Com esta iniciativa buscamos, também, discutir as pesquisas em desenvolvimento nos grupos locais e sua contextualização na ciência mundial, adequação de protocolos e definição de linhas de pesquisa futuras, bem como a integração de redes internacionais de pesquisa envolvendo os grupos da região”, explicou.

O workshop conta com a presença de pesquisadores internacionais, de instituições como o National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NAID); National Institute of Health (NIH); e UC Veterinary Medicine, ambos dos Estados Unidos; e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Estão presentes, também, representantes de institutos de pesquisa nacionais, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), além dos pesquisadores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos da FMT-HVD.

O diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD, Marcus Lacerda, frisa que entre os projetos de pesquisa que serão discutidos, destacam-se os que envolvem infecções experimentais com o agente etiológico da malária, ensaios e testes de drogas a serem utilizadas no contexto da erradicação da malária, estabelecimento de protocolos para criação de mosquitos para uso em ensaios biológicos etc.

Malária – É uma doença causada por um protozoário e transmitida pelo mosquito anopheles. No Brasil, ocorrem cerca de 300 mil episódios desta doença por ano. Na FMT-HVD, 636 casos foram registrados no primeiro trimestre deste ano. Em todo o ano passado, 3.432 pacientes acometidos por malária foram tratados na FMT-HVD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *