Codese se fortalece cada vez mais com adesão de entidades da sociedade civil organizada. Entidade desenvolve planejamento estratégico para Manaus com o horizonte de até 2038.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese) se fortalece com a adesão cada vez maior da entidades de classe do Amazonas. Criado com o objetivo de mobilizar a sociedade civil e organizada para desenvolver um planejamento estratégico para cidade de Manaus com o horizonte de até 2038, o conselho é formado por entidades de representantes e representativas de segmentos capazes de contribuir com o planejamento e a busca de soluções para o futuro de Manaus.

Além das entidades, também participam do Conselho personalidades das áreas de educação, saúde, engenharia, meio ambiente e tecnologia, que fazem parte das câmaras técnicas divididas em Câmara Cenário e Futuros Econômicos, Câmara Segmentos Econômicos Relevantes, Câmara Atração de Investimentos e Ambiente de Negócios, Câmara Tecnologia e Inovação, Câmara Educação e Câmara Planejamento Urbano.

Neste contexto, desde o início desta semana, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM) passou a fazer parte do Codese, para planejamento do futuro da capital amazonense para os próximos 20 anos. A parceria foi firmada durante a 1ª Plenária Ordinária do Conselho, realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), zona Centro – Sul de Manaus.

O presidente da Adepol-AM, delegado Mário Aufiero, foi eleito um dos conselheiros fiscais da entidade. “Com essa parceria com o Codese poderemos contribuir com o planejamento de Manaus para os próximos 20 anos”, disse Aufiero ao lado do vice-presidente da Adepol, delegado Sandro Sarkis.

Segundo o presidente da Codese Manaus, empresário Antônio Azevedo, a finalidade precípua da entidade é possibilitar que a sociedade se torne protagonista do futuro da cidade, elaborando e atualizando, de forma contínua e participativa, planos, estudos, projetos e iniciativas decorrentes de tais propósitos. “Nós queremos dar transparência a todos os recursos que ingressam no CODESE.

O conselho fiscal vai ter essa incumbência de dar divulgação na aplicação dos recursos e prestação de contas. E com esta instalação da plenária com a sociedade civil organizada é da legitimidade em torno de um projeto de longo prazo e, em consequência, tenha prioridade e continuidade nas políticas públicas dos governos”, destacou Azevedo.

 

Metas

Entre as metas estratégicas do Codese, estão: que Manaus tenha 2/3 de seu Produto Interno Bruto (PIB) assentados em atividades econômicas enraizadas regionalmente, portanto, fora do Polo Industrial de Manaus (PIM), bem como que a capital esteja entre as 10 melhores cidades do país para se viver, e que esteja entre as 20 melhores cidades para se investir em negócios, no Brasil.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *