CODESE Manaus reunirá plenária para apresentar resultados e agenda de ações. Evento reunirá representantes da sociedade civil e autoridades.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (CODESE Manaus) promove na próxima segunda-feira (25), em Manaus, o terceiro encontro da plenária da entidade, que é composta por, aproximadamente, 15 instituições representativas da sociedade civil. O evento, que ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), contará com a presença de autoridades do Governo do Amazonas e do município de Manaus.
De acordo com o professor José Alberto, membro do conselho deliberativo da instituição, um dos objetivos do encontro é apresentar, às instituições que compõem a plenária, as formas de engajamento, como a participação em uma das nove câmaras técnicas.
“Os projetos, iniciativas e agendas são construídas através das câmaras técnicas. A presença das entidades nessas câmaras dá legitimidade perante a sociedade civil. Nós temos mais de cem pessoas nas diversas câmaras, mas nós queremos que mais pessoas dessas entidades estejam participando”, explicou o conselheiro, ressaltando que outra forma de engajamento é o suporte institucional ao CODESE.
No evento, também serão apresentados os resultados obtidos desde a instalação do conselho – em março do ano passado – além da agenda das próximas ações. Um dos destaques é a realização da 1ª Feira do Polo Digital, que ocorreu em novembro de 2018. “Vamos apresentar não apenas o resultado da feira, do ponto de vista da sua realização efetiva, mas tudo aquilo que ela engendrou a partir de lá; apresentar os andamentos para consolidar um polo digital; as ações que estamos empreendendo relacionadas com a busca para ampliar fontes de investimentos para todo o ecossistema digital”, afirmou José Alberto.
Conforme o presidente do CODESE Manaus, Antonio Azevedo, representantes dos poderes Legislativo e Executivo, entre eles o governador Wilson Lima e o prefeito Arthur Neto, foram convidados para o evento.
“A presença das autoridades, em especial do governador do Estado e do superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, mostra o alinhamento e a preocupação de todos no reposicionamento estratégico da nossa economia. O momento é mais que oportuno e devemos estar muito unidos para este novo momento que vive o País”, destacou.
CODESE Manaus
Lançado no dia 15 de março de 2018, o conselho tem o objetivo de contribuir com o planejamento de Manaus em 20 anos, em conjunto com a sociedade civil organizada e o poder público. A entidade surgiu a partir do projeto ‘O Futuro da Minha Cidade (FMC)’, uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que está em desenvolvimento em mais de 20 cidades do País, incluindo a capital do Amazonas.
O CODESE Manaus é inspirado no CODEM – criado na cidade de Maringá, Paraná, em 1996, para planejar o município. A ideia surgiu com Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá.
As discussões para a implantação do projeto em Manaus começaram em 2016 com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM) e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Amazonas (ADEMI-AM).
Atualmente, o CODESE já está em pleno funcionamento com presidente, vice-presidente e diretora-executiva, além de um grupo de conselheiros que se reúnem semanalmente para traçar estratégias de desenvolvimento econômico e social para Manaus. Apartidário e apolítico, o conselho já tem definida suas nove câmaras técnicas, que atuam em diversos segmentos, desde a educação ao planejamento urbano de Manaus. No dia 29 de outubro de 2018, o conselho instalou a sua plenária, constituída por instituições representativas da sociedade civil organizada.
O conselho se mantém com o trabalho de voluntários e doações de seus mantenedores. Outras informações sobre a entidade podem ser obtidas por meio do telefone (92) 3878-2600.
Programação da 3ª Plenária do CODESE Manaus:
17h – Abertura, com boas-vindas e palavra do presidente do conselho, Antonio Azevedo
17h30 – Entrega de certificados aos mantenedores de 2018
17h40 – Deliberação da ata da 2ª Plenária
17h50 – Palavra do presidente da Câmara Municipal de Manaus, Joelson Silva
18h – Palavra do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Josué Neto
18h10 – Palavra do superintendente da Suframa, Coronel Alfredo Menezes
10h20 – Palavra do prefeito de Manaus, Arthur Neto
18h30 – Palavra do governador do Amazonas, Wilson Lima
18h40 – Encerramento da plenária – com palavra do presidente do CODESE, Antonio Azevedo
18h50 – Coquetel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *