CMM aprova emenda que concede a vereador suplente autorização para assumir mandato estadual ou federal

Com informações de Charles Fernandes

04/03/13 – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou em sessão ordinária, nesta segunda-feira (04), Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (Loman) que concede a qualquer vereador autorização para assumir mandato eletivo estadual ou federal, na condição de suplente.

Antes de ser aprovada, a mudança na Loman foi bastante debatida pelos vereadores, uma vez que a proposta, beneficiaria diretamente o vereador Plínio Valério (PSD),  que dependia da aprovação da emenda para assumir mandato na Câmara Federal.

A bancada do PT criticou a nova lei. O Vereador Waldemir José foi um dos que votaram contra o projeto.

O autor da emenda à Loman, Líder do Prefeito na Câmara, Vereador Wilker Barreto, defendeu a proposta.

A mudança na Loman foi aprovada por 31 votos a favor e apenas e três contra, e foi promulgada pelo Presidente da Casa, Vereador Bosco Saraiva.

Feliz pela aprovação da emenda, o Vereador Plínio Valério, já faz planos para o novo mandato que assume em Brasília, na próxima quinta-feira (07), no lugar do Deputado Federal licenciado Pauderney Avelino (DEM).

A saída de Plínio Valério da CMM abre a vaga para o suplente, o médico clínico geral Ewerton Campos Wanderley também do PSDB. Segundo o Presidente do Parlamento Municipal, Bosco Saraiva, tão logo o vereador Plínio dê entrada no pedido de licença, o suplente será convocado, e dentro de um prazo regimental de 15 dias, a posse será marcada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *