Fiscalização da Vigilância Santária lacra quatro Clínicas odontológicas, na zona Leste

23/05/13 – O Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa), em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-AM) iniciou, nesta quarta-feira (23), uma blitz educativa, em consultórios odontológicos da capital. A ação se concentrou na zona Oeste de Manaus.

No primeiro consultório, localizado na avenida Brasil, a equipe de fiscalização se deparou com um lugar impróprio para o atendimento odontológico. No local, paredes com infiltração, ferrugem no material e total falta de higiene. O consultório foi lacrado pelos fiscais.

De acordo com o diretor do DVisa, Jeferson Caldas, a blitz era para ser educativa, mas, devido a várias irregularidades encontradas, as equipes tiveram que notificar alguns estabelecimentos.

Em outro consultório, também na avenida Brasil, um laboratório de prótese foi interditado, por apresentar os aparelhos com esterilização inadequada e porque a pessoa que atendia no local estava exercendo ilegalmente a profissão. A residente do CRO-AM, Vera Lousada, alertou que a população deve ficar atenta a esses locais.

O DVisa, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou que, hoje, apenas 80 estabelecimentos odontológicos estão licenciados na cidade, e cerca de 150 estão em processo de análise. O DVisa reconhece que muitas mais clínicas funcionam de forma irregular, em Manaus e que elas serão alvo de fiscalizações.

Ao todo, as equipes do DVisa vistoriaram 21 consultórios. Desses, 5 estavam fechados, 15 foram notificados, 4 foram lacrados, sendo que, 3 por exercício ilegal da profissão e um sem condições sanitárias. Apenas um consultório odontológico apresentou a licença para funcionar e estava dentro dos padrões exigidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *