Chuva desta terça resultou nas mortes de 4 pessoas em Manaus

91e38355-ac24-40e3-9e80-6da2ad0a163a

Quatro mortos, dois gravemente feridos em um desabamento no bairro Grande Vitória, na zona Leste; deslizamentos de terra em vários bairros; alagamentos de áreas em todas as zonas, suspensão do fornecimento de energia elétrica com desligamento de semáforos em vários pontos da cidade, dezenas de desabrigados … e até jacarés no meio das ruas. É este o balanço da forte chuva desta terça-feira (27), na capital do Estado do Amazonas.

As vítimas são:

Maria do Socorro Protásio, 42 anos; Samiele Costa Castro, de 10 anos; Samila Costa Castro, de 8 anos; Samile Costa Castro, de 14 anos. As sobreviventes são Sabrina Costa Protásio, de 17 anos e Samir Costa Castro, de 13 anos.

A maior chuva dos últimos anos gerou vários transtornos por toda a capital e deu muito trabalho aos homens do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas  (CBM-AM) e da Defesa Civil Municipal.

Por volta das 11 h, já eram 7 os registros de pontos de alagamento. Segundo os Bombeiros as águas pluviais inundaram dezenas de casas. No igarapé do 40, ZONA Sul, duas casas de madeira foram levadas pelas águas.

Duas ocorrências em andamento. Uma na rua 3 quadra 4 do conjunto Francisca Mendes; outra no Parque Mauá

Próximo à Reserva Adolpho Duque, na rua principal de quem vai da Cidade de Deus ao Nova Cidade, na zona Norte, o deslizamento de um barranco matou quatro pessoas e deixou outras duas feridas . A terra ficou em via pública e obstruiu a rua parcialmente.

Na zona Sul, empresas do Distrito Industrial também sofreram as consequências da chuva. Por toda a cidades, 0 CBM-AM recebeu centenas de ligações informando sobre  alagações, que foram repassadas à Defesa Civil Municipal, pelo 199.

Houve, ainda o boato de uma ocorrência de desabamento no Sumaúma Shopping, que foi negada pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, não houve registro pelo 193.

Às 11:10, foi registrado um deslizamento de barranco,  com suspeita de vítima soterrada, na rua 11, Distrito Industrial 2, por trás da Amazon Forte.  com suspeita de vítima soterrada. Também houve registros de deslizamentos de terra no São Raimundo, zona Oeste, e outro na Rua Dr. Basílio, no Zumbi 1, zona Leste. No Distrito as duas vítimas foram regatadas. Outro deslizamento de barranco sobre residência com vítima soterrada, foi registrado na Rua Amazonas e na Rua São Sebastião, próximo ao cemitério Santa Helena. Várias casas ficaram alagadas no local, com moradores ilhados.

O Igarapé do 40, zona Sul da cidade, transbordou, Duas casas de madeira foram levadas pela força da água. Não há registro de vítimas

Um filhote de jacaré foi encontrado ao lado do Supermercado DB do Distrito Industrial. Outro jacaré – adulto – subiu para a rua, na zona Sul.

Na Rua 11 de setembro e na Rua Beira Rio, na Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, 3 casas desabaram. No Zumbi, também na zona Leste, uma criança foi soterra em outro deslizamento de terra, mas foi resgatada e levada para uma unidade de saúde.

Neste momento, o tempo em Manaus é nublado com alta concentração de nuvens e chove em Manaus. A velocidade do vento é de 8 km/h. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde as 00h00, choveu em Manaus, 102,02 mm. O horário de maior intensidade da precipitação foi de 09h00 às 11h00 (72,8mm). O acumulado do mês já ultrapassa os 420 mm, quando o normal é 190-200mm.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), o aeroporto Internacional Eduardo Gomes opera por instrumentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *