Cheia deste ano já está entre as 15 maiores e Manaus já vive situação de emergência

22/05/13 – A enchente deste ano já está entre as 15 maiores da história do Amazonas e Manaus já está em situação de emergência. Pela manhã, a cota do Rio Negro registrou a cota 28, 99.

O Superintendente da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPRM), Marco Antônio Oliveira, que monitora o movimento das águas, disse que a cota de alerta foi atingida ontem, quando o Rio Negro chegou aos 28, 94, e que já se pode esperar uma grande cheia. “Quando o Rio Negro supera os 29 metros, já consideramos uma cheia grande, e o rio demora a descer, até um nível suportável pela população. Nesse momento, a situação já é difícil para quem mora ali no bairro da Glória e, principalmente ao longo dos igarapés!”.

De acordo com Daniel Oliveira, ainda não há uma previsão de fim da enchente. “Isso depende do comportamento do Rio Solimões, que já vem descendo em Tabatinga, mas não se refletiu aqui em Manaus. O Rio Solimões represa o Rio Negro e provoca sua subida e, portanto, é difícil dizer quando vai terminar a cheia. Se vai ser agora, no início de junho, ou se ela vai se prolongar um pouco mais. A tendência ainda é de subida, nos próximos dias.”

Na orla da cidade, a defesa civil colabora com as famílias atingidas, construindo pontes e doando madeira para a construção de marombas, para subir os assoalhos das residências alagadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *