“Centro Seguro” apreende quase 150 celulares sem comprovação de origem e notifica estabelecimentos

DSC_9063-300x200

Um total de 133 aparelhos celulares e oito tablets sem comprovação de origem ou ordem de serviço foram apreendidos, na manhã desta quinta-feira (23), em lojas da Rua Quintino Bocaiúva, no Centro da capital, durante a Operação Centro Seguro, realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Vinte e duas lojas, que estavam com o alvarás de funcionamento vencidos foram notificadas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef).

Na loja Start Game Import, 18 aparelhos celulares falsificados, usados e originais foram apreendidos. O dono da loja, Hudson Cardoso Pereira, foi encaminhado ao 24º DIP e vai ser indiciado pelo crime de descaminho de mercadoria, mas vai responder ao processo em liberdade.

As operações foram intensificadas no centro da cidade para inibir os crimes de roubos e furtos de celulares. De acordo com o secretário executivo de Operações da Secretaria de Segurança Pública, Pedro Florêncio, as operações vão ser contínuas.

O coordenador do projeto Centro Seguro, da Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsemch), Luiz Alberto Nazareth, explica que o material apreendido nas lojas e galerias fiscalizadas pela operação foi encaminhado ao 24º Distrito Integrado de Polícia (24º DIP), assim como os celulares recolhidos nas ruas com os ambulantes.

Segundo ele, as pessoas que tiveram aparelhos roubados têm 30 dias para se dirigem ao 24º DIP, com nota fiscal ou comprovante de origem, para receberem o material de volta, após esse período, todo o material apreendido na operação vai ser destruído.

Segundo dados da SSP-AM, do último dia 11 de setembro até esta quinta, foi registrada a queda de 38% no número de roubos de celulares no centro de Manaus, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Além da Subsemch e Semtef, participaram da Operação Centro Seguro o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) e as policias civil e militar. O 24º DIP fica na Av. Lourenço Braga (Manaus Moderna).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *