Censo Previdenciário atinge marca de dez mil recenseados

Com 31 dias úteis de realização, o Censo Previdenciário realizado pela Prefeitura de Manaus atingiu a marca dos dez mil recenseados, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas. Isto representa pouco mais de 1/3 da massa a ser atingida, de 28.739 pessoas.

O diretor-presidente da Manaus Previdência, Marcelo Magaldi, destacou que os fatores principais para o bom resultado registrado até agora foi empenho da equipe responsável pela coordenação da atividade, aliada à logística da empresa contratada, que facilitou ao máximo o atendimento aos segurados. “Os resultados estão dentro do que a gente esperava. Praticamente um terço da nossa massa de servidores ativos recenseados. Isso é muito importante para previdência, pois o órgão vai dispor de um cálculo atuarial mais correto, com uma base de dados que vai refletir a realidade”, comemorou.

Apesar do balanço positivo, Magaldi afirmou que a equipe está orientada a não perder o foco, a fim de completar a meta do censo até junho, quando o trabalho será encerrado. Assim, algumas medidas estão sendo adotadas para facilitar o agendamento do servidor ativo, aposentados e pensionistas. Entre elas, está uma versão mais simplificada do agendamento on-line para o recenseamento, que entrou em funcionamento no início desta semana. Agora, o servidor só precisa preencher nove campos para confirmar seu agendamento. Antes, eram mais de 20, somente nos itens obrigatórios. ”Atendemos a uma solicitação de alguns coordenadores de secretarias, que perceberam que a simplificação neste processo geraria um número ainda maior de agendamentos”, explicou Magaldi.

Outra ação, conforme adiantou, será o envio aos secretários e presidentes de órgãos da administração indireta da prefeitura, da lista de servidores de cada unidade que ainda nem agendaram o recenseamento. “Vamos fazer um trabalho de formiguinha mesmo, de buscar servidor por servidor que ainda não fez o censo, para gente poder atingir nossa meta e fechar todo o trabalho em junho”, enfatizou.

Sobre o censo

O Censo Previdenciário da Prefeitura de Manaus foi estabelecido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto por meio do Decreto nº 3.271/2016. Seu objetivo é atualizar os dados cadastrais do funcionalismo municipal e, com isso, programar os pagamentos dos benefícios previdenciários ao longo dos anos, a partir de uma base de dados atualizada, reduzindo o custo da previdência para o município a partir deste ano.

O período de recenseamento será de 17 de fevereiro a 17 de junho. Devem participar do procedimento todos os servidores públicos efetivos ativos e inativos, pensionistas, e seus respectivos dependentes. O atendimento só acontece após o agendamento on-line, onde o recenseado escolhe o polo onde quer ser atendido, a data e o horário. O agendamento e o acesso a informações do censo podem ser feitas por meio dos sites da Prefeitura de Manaus (http://www.manaus.am.gov.br/) e da Manaus Previdência (manausprevidencia.manaus.am.gov.br).

Dúvidas sobre o procedimento poderão ser tiradas pelo call center da previdência municipal – (92) 3186-8000 –, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Entre os cuidados que a coordenação do censo teve para facilitar o acesso dos segurados estão a implantação de polos volantes, que permitiram ao servidor efetivo participar do censo em local dentro ou próximo de seu órgão de atuação; assim como a abertura de um polo fixo na Manaus Previdência para recenseamento de ativos. Antes, a previdência municipal era destinada somente ao recenseamento de aposentados e pensionistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *