Catadores de material reciclável ganham financiamento

17/02/13 – Os recursos serão viabilizados através da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e o Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq).

Segundo com o diretor-presidente da Afeam Pedro Falabella, a proposta que a Afeam irá apresentar ao Prefeito Arthur Virgílio Neto é de investimento de R$ 1,00 da Afeam para cada R$ 1,00 do Fumipeq. “A Prefeitura vai indicar quem deverá ser beneficiado. Podemos financiar as Associações, Cooperativas ou mesmo grupo de Catadores. Nossa proposta é levar esse financiamento também para feirantes e outros permissionários da Prefeitura”, disse.

O titular da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Paulo Rocha Farias, disse que é preciso concluir um levantamento baseado nos problemas que os empresários estão enfrentando. Ainda segundo o secretário, em janeiro foram coletadas 81 toneladas de lixo reciclável através da coleta porta a porta. “ A Prefeitura está dando total apoio à Coleta Seletiva. Estamos implantando novos postos de coleta no Centro, ampliando os Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs) e regularizando a coleta Porta a Porta”.

A coleta seletiva representa um avanço significativo para as grandes capitais do país sobre todos os aspectos: as cidades ficam mais limpas, humanizadas, os gastos públicos são reduzidos e os catadores que vivem na informalidade tem assegurada a inclusão no mercado de trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *