Casos de morte por dengue hemorrágica põem autoridades da saúde em alerta máximo

16/03/13 – Os três casos de morte por dengue hemorrágica confirmados pela Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) colocaram as autoridades da saúde do Amazonas em aleta máximo.

Nesta sexta-feira (15), após checagem e ratificação dos diagnósticos, por meio de exames sorológicos, a Semsa confirmou as mortes de um jovem de 18anos, de uma mulher de meia idade (46 anos) e de uma idosa de de 75 anos, todos em Manaus. O rapaz foi atendido em um hospital particular e as mulheres, em unidades da rede pública, mas, apesar dos esforços dos médicos, acabaram morrendo. Os nomes não foram divulgados.

Neste sábado (16), em entrevista à CBN Manaus, o Secretário Estadual da Saúde, médico Wilson Alecrim, destacou a importância dos cuidados preventivos em relação à doença. “É necessária maior conscientização da população, em relação à dengue, principalmente relação ao sorotipo quatro, que é o letal. É importante entendermos que não há vacina contra a dengue e que, o melhor mesmo, é prevenir. Todo mundo sabe que é preciso evitar vasilhames com água acumulada, tampar tanques e ter cuidado com os quintais, principais locais de proliferação do mosquito aedes aegiypti. Sem essas cuidados, será difícil controlarmos o avanço da doença”, alerta.

O secretário ressaltou, ainda, e necessidade da população ficar atenta aos sintomas e que, após os primeiros dias de febre, é importante buscar atendimento na rede pública ou particular de saúde.

Dengue Clássica

Geralmente, os sintomas da dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

Dengue Hemorrágica

A febre alta é um dos primeiros sintomas da dengue. Inicialmente os sintomas da dengue hemorrágica se assemelha à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias, em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *