Casos de HIV no AM preocupam e Ministério da Saúde tenta combater avanço da AIDS no Estado começando pelos jovens

Segundo o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle da IST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, o Amazonas registrou 15.149 casos de Aids, no período de 1986 a agosto de 2016. Manaus lidera os registros com 12.179 casos (80,39%), Parintins está em segundo com 265 (1,74%), Tabatinga na terceira posição, com 248 (1,63%); depois Itacoatiara 157 (1,04%), Tefé, com 155 (1,02%), e Manacapuru (0,74%), aparece na 5ª posição. Para piorar, a partir de 2006, o Amazonas tem apresentado taxas de detecção superior à média nacional.

De acordo com o assessor técnico da área de prevenção do Ministério da Saúde, Diego Calisto,  é conscientizar os jovens para difundir informações que diminuam os índices na região.

“A gente acredita que, através das atividades, da capacitação e das informações que eles estão apreendendo aqui, ao longo desses dias, eles vão conseguir trabalhar, através da educação entre pares, multiplicar isso para outros jovens, em seus locais de sociabilidade, nas edes e espaços em que eles estão inseridos!”

O Ministério da Saúde, em parceria com a Coordenação Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais e as secretarias municipais de saúde, realizam até sexta-feira (25), na Inspetoria Laura Vicunã – Avenida André Araújo, bairro Aleixo,  zona Centro-Sul de Manaus, uma capacitação de jovens com idades entre 18 e 26 anos, para atuarem como agentes multiplicadores das ações de prevenção ao HIV. A ideia é estimular e potencializar o protagonismo dos jovens na construção de respostas à alta prevalência de HIV/AIDS nessa faixa etária.

Membro da Rede Jovem – Manifesto LGBT, Lourenço Santana diz que falta a busca por informação. “Muitos jovens só se interessam quando, ou vivenciam isso, ou quando tem alguma pessoa, na roda social, que tenha, por exemplo, HIV.”

Participam do trabalho, jovens da capital e dos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Benjamin Constant, Tabatinga e Tefé.

A reportagem completa de Marcos Pontes você acompanha a partir das 18 horas, no telejornal Notícias da Hora, na TV Tiradentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *