02/06/13 – Moradores da Avenida Oscar Borel, localizada no bairro Compensa, zona oeste de Manaus denunciam a casa” Blue Night”, situada no mesmo endereço, por diversas irregularidades, entre elas, a estrutura precária, a falta de alvará de funcionamento, autorização do Corpo de Bombeiros, saída de emergência e poluição sonora, além de favorecer a prostuituição infantil e servir como ponto de venda de entorpecentes.
Segundo os moradores, a boate funciona na parte de cima de uma casa, que não oferece a mínima condição de segurança, tanto para quem freqüenta o local, quanto para quem mora ao redor. Além do problema da estrutura precária, a poluição sonora gera incômodo para os comunitários. “Todo fim de semana é isso. O som é ensurdecedor e a bagunça vai até altas horas da madrugada, sem que ninguém tome uma providência. Já fizemos contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), mas nada foi feito até o momento, sequer uma vistoria.”, afirmou um morador, que pediu para não ter o nome revelado, por medo de retaliação.
“Parece que as autoridades já esqueceram com a tragédia em uma boate na cidade universitária de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, que matou mais de 250 jovens e ainda teimam em por em riscos a vida de freqüentadores e moradores da área.”, criticou.
Além da poluição sonora, outro problema apontado pelos moradores é quanto aos carros que são estacionados em frentes às casas, filas duplas e em cima das calçadas, impossibilitando o livre acesso dos pedestres. “Quando chegam os finais de semana, não consigo entrar na garagem da minha casa, pois os freqüentadores desta casa noturna não respeitam ninguém.”, desabafou o morador.
Na casa noturna não há extintores nem saída de emergência de fácil acesso em caso de incêndio. Para sair da casa, os freqüentadores têm que descer uma escada, impossibilitando a fuga em massa em caso de tragédia. “Isso tudo se agrava com a venda indiscriminada de drogas da área, além de favorecimento a prostituição infantil que ocorre na casa e aos arredores.”, contou.
Sem contato
A reportagem do portal CBN Manaus tentou contato com a assessoria de imprensa do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) por meio do celular 8842-13XX, mas o número estava fora da área de serviço.
Leis
A LEI 2812/2003 institui o Sistema de Segurança contra Incêndio e Pânico em Edificações e Áreas de Risco, Estabelecer normas de prevenção contra incêndio e pânico em
edificações e áreas de risco.
Por meio da lei os estabelecimentos devem: proteger a vida dos ocupantes de edificações e áreas de risco, em situações de incêndio e pânico; proporcionar meios e condições de acesso para controle e extinção de incêndios; e ainda fixar as regras para a realização do serviço de perícia de incêndio.
LEI Nº 1.383, de 06 de novembro de 2009 determina a cassação dos alvarás de funcionamento de casas de diversões, boates, casas de shows, hotéis, motéis, pensões, bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres que permitirem a prática ou fizerem apologia incentivo, mediação ou favorecimento à prostituição infantil ou à pedofilia no município de Manaus.