Cansados de esperar conclusão da obra, pescadores ocupam Terminal Pesqueiro, na zona Sul de Manaus

03/05/13 – Após acumularem várias dividas, que chegam R$ 65 mil, com pagamento de aluguÍis de balsas para descarregar o pescado, a Federação de Pescadores do Estado do Amazonas ocupou a balsa do Terminal Pesqueiro, esta semana.

Segundo o presidente da entidade, Walzenir Falcão, os pescadores estão dispostos a pagar um taxa de manutenção para permanecerem no local.

De acocom Walzenir, a limpeza da balsa e o desperdício dos peixes são as principais preocupações da Federação.

Segundo o Secretário Municipal da Produção Rural e Abastecimento, Jefferson Praia, não houve confronto com a União, responsável pelo terminal, e os pescadores vão poder permanecer no local.

O pescador José Pessoa, disse que o espaço da balsa no terminal é muito melhor e que eles estão dispostos a ajudar na manutenção.

Cerca de 60 embarcações estão ancoradas no Terminal Pesqueiro, com aproximadamente, 200 famílias que dependem da venda do peixe para sobreviver.

O Terminal Pesqueiro de Manaus possui capacidade para armazenar duzentas toneladas de peixe. O prédio foi concluído há mais de dois anos, mas o terminal nunca entrou em atividade. A obra, que custou R$ 20 milhões, chegou a ser embargada pela Justiça, por falta de definição sobre a posse do terreno. Na administração anterior, o terminal seria repassado para o Ministério da Pesca e Aquicultura, mas o processo não foi concluído, devido ao impasse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *