Campanha “Setembro Verde” chama atenção para a importância das doações de órgãos e tecidos

doacao-chamada
Chamar a atenção da população para a importância das doações de órgãos e tecidos, destinadas a atender pacientes que necessitam de transplantes. É o objetivo da campanha “Setembro Verde”, do Governo do Amazonas, que será aberta nesta quarta-feira (2), às 18h, no Largo São Sebastião, Centro de Manaus.

Para marcar o início da programação, o Teatro Amazonas, principal monumento arquitetônico do Estado, será iluminado, nesta noite, com a cor da campanha e haverá uma programação cultural no Largo.

A solenidade contará com a presença do secretário estadual da Saúde, médico Pedro Elias de Souza. A campanha é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro).

O Amazonas está num processo de franca expansão do programa de Transplantes. O Estado, que já realizava as cirurgias transplantadoras de córneas e rins, passou, em 2014, a fazer também as cirurgias de fígado. Agora, está com praticamente tudo pronto para começar a oferecer o transplante de coração. Mas, conforme ressalta o secretário Pedro Elias, para o êxito do programa, não bastam apenas os investimentos na qualificação de recursos humanos e da montagem da infraestrutura de atendimento, que são realizados pelo Estado, em parceria com o Ministério da Saúde.

“Há outro componente fundamental neste processo, que é o gesto de solidariedade das pessoas que se declaram doadoras de órgãos ou das famílias que, num momento de perda, autorizam a doação, salvando outras vidas. Reforçar a importância deste gesto é o sentido maior do Setembro Verde”, disse secretário.

Programação especial – Durante o “Setembro Verde”, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), por meio da Central de Transplantes, estará realizando uma programação que inclui palestras em escolas e outras instituições e, também, atividades de educação continuada em serviço, nas unidades hospitalares da rede estadual, abordando vários aspectos que envolvem o processo de doação de órgãos e tecidos e a realização de transplantes.

A campanha, que a partir deste ano passa a fazer parte do calendário oficial do Governo do Estado, tem a finalidade de levar informações que possam contribuir para a sensibilização da sociedade. “Queremos chamar atenção para o potencial do gesto da doação de órgãos, que pode ajudar a devolver a saúde para doentes renais crônicos, que dependem de hemodiálise, pessoas que perderam a visão, que estejam à espera de um transplante de fígado, de coração ou medula”, diz a coordenadora estadual de Transplantes, Lenny Passos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *