Campanha promove debate sobre a Síndrome de Down junto à sociedade

Resultado de imagem para sindrome de down tumblr

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) vai promover uma série de oficinas e debates que faz parte da campanha “Síndrome de Down não é doença não!”. A ação vai até a próxima sexta-feira (24).

A iniciativa teve início na manhã desta terça-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, com uma ação de panfletagem no cruzamento das avenidas  Constantino Nery com Pedro Teixeira. Para a assistente social, Ana Cláudia Martins, mãe de Davi, de 6 anos, com Síndrome de Down, ações como essas são importante para informar a população.

Temas como a sexualidade, educação e a Lei Brasileira de Inclusão, todos voltados à pessoa com Síndrome de Down, entram em pauta para discussão com a sociedade durante esta semana.

De acordo com a secretária da Seped, Vânia Suely, foram distribuídos mais de dois mil panfletos com esclarecimentos sobre a Síndrome de Down.

As palestras e oficinas serão realizadas no horário comercial, nos Centros de Convivência da Família Miranda Leão, Professora Teonízia Lobo, 31 de Março, Padre Pedro Vignola e Magdalena Arce Doau.

A Semana Municipal da Pessoa com Síndrome de Down foi instituída pela Lei 2.043, de 7 de outubro de 2015, em lembrança ao Dia Internacional da Síndrome de Down, para divulgar os mecanismos de conscientização e para promover a inclusão das pessoas com tal síndrome.

PREFEITURA TAMBÉM FAZ CAMPANHA

Repleta de música, dança, arte e com muita sensibilidade, a Prefeitura de Manaus deu início também nesta manhã à 3ª Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down. A programação especial foi lançada pelo prefeito em exercício Marcos Rotta, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada no bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

 “Viemos aqui para dar o pontapé na programação e para, mais uma vez, colocarmos todo o acervo de serviços da prefeitura à disposição das instituições que trabalham em prol dessa causa e que são parceiras do Município durante todo o ano”, destacou Rotta.

Além de receber a garantia do retorno do atendimento especializado do transporte coletivo para pessoas com deficiências, por meio do Transporta, a Apae também recebeu ajuda da prefeitura para realização de diversas atividades lúdicas e de sensibilização sobre a Síndrome de Down.

Programação

Na quarta-feira (22) às 8h30, será realizada uma panfletagem de conscientização e sensibilização, na Bola do Conjunto Eldorado, na zona Centro-Sul, e à tarde, a partir das 15h, acontece a palestra “Síndrome de Down – As possibilidades e Limites”, no auditório do Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Já no dia 23, as crianças poderão se divertir com os brinquedos e atrações do Parque Cidade da Criança, no Aleixo. Encerrando a programação, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realiza no dia 24, às 14h, uma sessão especial, proposta pelo vereador Gedeão Amorim.

Os eventos são uma realização da Semmasdh em parceria com a Associação dos Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), Sociedade Pestallozi, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (AAPPNE), Associação Síndrome de Down de Manaus (Adman), Abrigo Moacyr Alves e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *