
Teste de glicemia, medição do Índice de Massa Corporal (IMC) e Circunferência Abdominal, são alguns dos serviços que serão prestados à população neste sábado (12), a partir das 8h, no Parque Municipal do Idoso, zona Centro-Sul, como parte do evento de abertura Campanha Anual de Controle do Diabetes, em Manaus.
Também serão oferecidas orientação medicamentosa e saúde bucal, atividade física e avaliação neuromotora do pé diabético, com atendimento aos usuários até ao meio dia.
Com o tema ‘Olhar para o Diabetes’, a campanha vai mobilizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) no período de 16 a 18 de novembro. Vão ser realizadas rodas de conversa, orientações com entrega de informativos e busca ativa de diabéticos, para sensibilizar os pacientes para o autocuidado e atenção com a qualidade de vida.
De acordo com a chefe do Núcleo de Hipertensão e Diabetes, Sinara Flores, a campanha pretende sensibilizar a população para a prevenção e tratamento do diabetes, evitando as consequências da doença que, em muitos casos, podem ser graves e levar à morte.
A campanha conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Microbiologia.
Na próxima quarta-feira (16), das 8h às 15h, profissionais do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participam da campanha, realizando o ‘Dia de Combate ao Diabetes Mellitus, na base do Samu que fica na bola da Suframa, zona Sul.
Nesta data serão realizados exames dos pés, medidas antropométricas, atividades físicas, orientação nutricional e sorteios.
