Campanha lança alerta sobre os riscos da Hipertensão Arterial

26/04/13 – Lançada, nesta sexta-feira (26), a campanha nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a doença atinge aproximadamente 35% da população brasileira acima dos 40 anos e média de 4% das crianças e adolescentes.

Presente ao evento, no Parque Municipal do Idoso, zona Centro-Sul da capital, a sub-secretária municipal da saúde, médica Lubélia Sá Freire, disse que o objetivo é alertar a população. “A campanha vai detectar precocemente pessoas que podem estar hipertensas e não sabem, para que possam fazer o tratamento e evitar doenças como cardiovasculares, principalmente.”

Lubélia explica que a hipertensão é causa de doenças como Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e infartos do coração. “Daí  a importância de prevenir, sob pena de seqüelas e até óbitos para o doente.”

De acordo com a médica, ao contrário do que se imagina, crianças também podem ser vítimas da hipertensão. “Isso é agravado a partir da adolescência, por isso, os pais também deve estar atentos e levar seus filhos aos postos de saúde, para verificar.”

A secretária disse que muitas pessoas não sabem que estão doentes, porque a hipertensão não apresenta sintomas. “As pessoas que não apresentam sintomas, precisam estar atentas. Para isso é preciso verificar a pressão. Isso pode ser feito nas nossas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17 h, em um acolhimento rápido. Não precisa entrar em fila. Por ordem de chegada, vai verificando a pressão e recebe todas as orientações necessárias.”

A doutora Lubélia também chama a atenção das pessoas para a qualidade da alimentação e, principalmente, à quantidade de sal e açúcar nos alimentos. “A alimentação saudável e exercícios físicos são a melhor prevenção para a hipertensão. “O sal – o chamado pozinho branco, é um veneno. O açúcar é ruim para o diabetes e o sal, para a hipertensão, então, é preciso estar atento ao excesso de refrigerantes, sanduíches. Os adolescentes, principalmente, estão muito propícios a ter hipertensão, por conta desse tipo de alimentação, que não é muito saudável.”

A hipertensão – ou pressão alta – é uma doença do grupo das chamadas doenças insidiosas, ou seja, aquelas que a gente não percebe, e, quando descobre, só resta, mesmo, fazer o tratamento. A doença é responsável pelas mortes de cerca de trezentos mil brasileiros anualmente. São 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *