20/05/13 – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) quer conscientizar a população dos municípios do Interior do Estado, de que ela também pode ajudar a reduzir o perigo de acidentes aéreos, especialmente nos casos em que os aeroportos ficam próximos à áreas residenciais.
De acordo com o diretor presidente do Ipaam, Ademir Stroski, a campanha estadual para redução do perigo de acidentes aéreos nos municípios amazonenses vai atender inicialmente os municípios de Carauari, Parintins e Tabatinga.
Ademir Stroski explica que a campanha orienta a população e os setores público e privado do município a direcionar corretamente o lixo, para afastar os urubus do espaço aéreo do aeroporto e reduzir o perigo aviário.
De acordo com o diretor presidente do Ipaam, Ademir Stroski, a campanha não tem data de encerramento. Nos municípios, as equipes do Ipaam estão visitando residências, empreendimentos comerciais, feiras, escolas, universidades, aeroportos, entidades governamentais e não governamentais e outros locais estratégicos.
No momento das abordagens, é distribuído um folheto educativo com as práticas positivas que a população deve ter em relação aos resíduos. Também estão sendo afixados cartazes e ‘baneres’, em locais de grande visibilidade, para comunicar à população a realização da Campanha.
A Campanha de conscientização sobre o perigo aviário foi iniciada pelo Ipaam, no ano passado, no município de Parintins. Este ano, a campanha será realizada em 14 municípios. Além de Carauari, Parintins e Tabatinga, agora em maio, nos próximos meses, a campanha vai chegar a Barcelos, Humaitá, Lábrea, Tefé, Coari, Eirunepé, Borba, Manicoré, Fonte Boa, Santa Isabel do Rio Negro e Maués.