Com o tema “Violência, nem Brincando!”, será lançada nesta sexta-feira (9) a Campanha de Desarmamento Infantil. A cerimônia de lançamento acontece a partir das 8h30, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus.
A campanha é promovida pelo sexto ano consecutivo, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).
Neste ano, a campanha tem como espaço os Centros Estatuais de Convivência da Família, Centro Estadual de Convivência do Idoso e Casa Brasil. Os Centros de Convivência da Família são espaços físicos adaptados para reunir as famílias e os moradores das comunidades, possibilitando o fortalecimento dos vínculos familiares, bem como, o oferecimento de cursos profissionalizantes para inserção destes no mercado de trabalho e atividades físicas para melhoria da qualidade de vida. Assim, tais espaços vêm corroborar com a VI Campanha de Desarmamento Infantil “Violência, Nem Brincando!”.
Desse modo, a Campanha do Desarmamento é um marco, no que se refere ao combate e enfrentamento à violência, buscando a construção da cultura de paz, por acreditar que essa construção proporcione atitudes positivas, e favoreça um ambiente mais saudável para desenvolvimento do exercício da paz.
A campanha teve início no ano de 2010. Durante os cinco anos em que foi realizada, o total de brinquedos violentos arrecadados foi de 23.890, entre os quais se destacam: CDs de filmes e jogos, armas de brinquedos, armas caseiras, entre outros. Todos foram entregues de forma espontânea pelos alunos.
Também é importante ressaltar a importância da caminhada da paz, que teve início no ano de 2012, tendo a estimativa de 3.000 participantes durante seus três anos de execução, favorecendo assim, a grande promoção da Paz, seja no ambiente escolar, seja nas relações comunitárias, vistas a favorecer uma sociedade mais solidária, humana e com possibilidade de melhor qualidade de vida.
Neste ano, a campanha será executada nos meses de outubro e novembro, com o Projeto Ame a Vida e com os técnicos dos Centros de Convivência realizando atividades socioeducativas, por meio de palestras com temas transversais, oferecendo roda de conversa, oficinas que abordem aspectos conceituais de fatores que desencadeiam a violência. Além disso, foram elaborados materiais didáticos, lúdicos e audiovisuais para as crianças, adolescentes, família, responsáveis e comunidade em geral, e também será feita a sensibilização da comunidade adjacente aos centros de convivência, quanto à necessidade da promoção à cultura de paz.

