Vacinação Antirrábica deve imunizar mais de 200 mil animais, na área urbana, a partir desta terça

cao-vs-gato
Imunizar cerca 218.157 animais, até o dia 23 de outubro. É o objetivo da 36ª Campanha Anual de Vacinação Antirrábica na área urbana, que começa a partir desta terça-feira (15), em Manaus.

A abertura da campanha, que será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), acontece às 9h30, na sede do Distrito de Saúde (Disa) Leste, na Rua das Rosas, s/n°, bairro Jorge Teixeira.

O secretário municipal da Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, afirmou que vai ser mantida a estratégia do último ano, que consiste na visita às residências por duplas, formadas por um vacinador e um registrador.

Para a etapa urbana da campanha, foram contratados 141 vacinadores/registradores, por meio de processo seletivo e que passaram por capacitação de três dias. A equipe vai estar uniformizada e identificada para prestar o serviço nos domicílios.

As ações de imunização nas áreas rurais (terrestre e fluvial) foram realizadas entre abril e agosto deste ano, totalizando 9.742 cães e gatos vacinados. Para ser vacinado, o animal deve ter mais de três meses de vida e estar em boas condições de saúde.

O diretor do CCZ, Adailton Pereira, explicou que os animais não precisam ter cartão de vacinação, pois vai ser emitido um certificado de vacinação, no momento da aplicação da dose. Segundo ele, caso o domicílio visitado esteja fechado, os responsáveis podem procurar pelo Distrito de Saúde daquela zona, para imunizar o animal.

A vacina é gratuita. Em casos de cobrança da vacina, a população deve denunciar. Pode ligar direto para o CCZ no 3625-2655.

Durante a campanha, quatros postos fixos de vacinação vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h, com a oferta da vacina antirrábica.

Os postos vão estar localizados na sede do Disa Norte (Rua 17, 170, Núcleo 03, Cidade Nova); no Disa Sul (Rua Nicolau da Silva, nº54, São Francisco), Disa Leste (Rua das Rosas, s/n°, Jorge Teixeira) e Disa Oeste (Sede do CCZ – Av. Brasil, 2971, Compensa). O posto do CCZ, localizado na Avenida Brasil, Compensa, vai funcionar de 7h às 17h.

A raiva é uma doença grave causada por vírus do gênero Lyssavirus, que ataca o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal e nervos) dos mamíferos.

O vírus é temporariamente eliminado principalmente pela saliva do animal doente e, geralmente, é transmitido quando o animal infectado morde, arranha profundamente ou lambe a pele lesionada de outro animal ou pessoa.

Os sintomas da raiva podem demorar a aparecer, mas quando o vírus atinge o sistema nervoso do animal, este pode apresentar os seguintes sinais de forma progressiva e rápida: mudança brusca de comportamento (inquietação, andar sem rumo, agressividade e isolamento); cães e gatos apresentam “tiques” como se estivessem mordendo o ar; salivação abundante; dificuldades para engolir; fotofobia (aversão à luz); mudanças nos hábitos alimentares; e paralisia das patas traseiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *