Campanha de conscientização quer humanizar atendimento a idosos, no sistema de transporte coletivo de Manaus

17/04/13 – Uma campanha de conscientização pretende humanizar o atendimento aos idosos, que está cada vez mais crítico, com muitas reclamações dos usuários, no serviço de transporte coletivo da capital.

A idéia da campanha é do presidente da Comissão do Idoso, da Câmara Municipal de Manaus, vereador Elias Emanuel (PSB). “O tema da campanha é ‘Seja Educado – O idoso tem prioridade’. Temos um dado alarmante, apenas deste ano: 2.020 pessoas, acima de 60 anos, ligaram para a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), reclamando de desrespeito dentro do transporte coletivo e a gratuidade e o assento, dentro dos ônibus é assegurado ao idoso em lei, e a gente percebe que, aqui em Manaus, precisa haver uma mudança coletiva da consciência da sociedade. Em São Paulo, Rio Brasília, os assentos preferenciais no metrô são espaços sagrados para quem tem mais de 60 anos, deficientes e grávidas. Aqui, a gente precisa ‘sacudir’ a consciência da população, para esse detalhe. Respeito ao idoso tem de ser uma prioridade! Infelizmente, a população, como um todo, não está sensibilizada nesse sentido.”

Acusado de mandar remover um abrigo, no Núcleo 16 da Cidade Nova, Elias Emanuel rebateu a acusação. “Estou tão indignado quanto a população do Núcleo 16. Eu sempre trabalhei em prol da população da Cidade Nova, apresentei emendas, para que a malha de abrigos fosse ampliada. Ali mesmo, no 16, na rua 211, há uma parada, onde as duas vigas de sustentação foram retiradas e a cobertura sumiu, então meu pleito é para colocar abrigo. Em nenhum momento, eu pedi retirada de parada de ônibus nem no 16 e em nenhum lugar de Manaus. Ali em frente do São Judas Tadeu, chegando à Cidade Nova, no Parque das Laranjeiras (zona Norte), desde o ano passado, eu ‘encho o saco’ da prefeitura para devolver um abrigo que foi retirado de maneira arbitrária. Eu nunca fiz nada para tirar abrigo de ônibus em nenhum ponto de Manaus!”, assegura.

O lançamento da campanha de conscientização por melhor tratamento aos idosos, no sistema de transporte coletivo de Manaus, será amanhã, às 9h, no Centro de Convivência do Idoso do bairro Aparecida, no Centro da capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *