Campanha de combate às hepatites virais será realizada em Manaus

O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais é lembrado no dia 28 de Julho, mas a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já definiram como vai ser o trabalho de conscientização e combate no Estado e na capital.

De acordo com a Susam, em conjunto com os municípios e entidades parceiras, o serviço inicia nesta sexta-feira (08). “Liberdade é se cuidar. Que tal testar?” é o tema da campanha este ano, organizada pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. As atividades acontecem em todos os 62 municípios do Amazonas, onde as Secretarias Municipais de Saúde vão intensificar as ações de prevenção, com a oferta de testes rápidos, palestras, distribuição de preservativos masculinos e folders informativos. A campanha encerra no dia 29.

Em Manaus, a Semsa começa a campanha nesta quinta-feira (07). A primeira etapa da mobilização tem como foco principal os moradores das comunidades ribeirinhas localizadas às margens do rio Amazonas. A segunda etapa é  voltada para as outras regiões da capital e está prevista para o período de 25 a 31 de julho, com a oferta de testes e informações sobre a doença para a população em geral e, em especial para salões de beleza e estúdios de tatuagem. As atividades incluem palestras, teste rápido para hepatites B e C e vacinação contra Hepatite B, que serão realizadas com o suporte da Unidade Móvel Fluvial, além de teste rápido para HIV.

A etapa rural da campanha municipal vai ser coordenada pela Divisão de Vigilância em Saúde do Distrito de Saúde Rural. O objetivo da ação é chamar a atenção da população para a importância dos cuidados e orientações para evitar a transmissão das hepatites virais.

Ao longo da segunda etapa, entre os próximos dias 25 e 31, serão oferecidos, em todos os distritos de saúde, testes rápidos para Hepatite B e Hepatite C, e também para HIV e Sífilis. Além disso, as Unidades de Saúde da Estratégia Saúde da Família vão fazer a distribuição de preservativos masculinos e femininos.

{C5D775A6-C31D-8E0D-66D8-BBDDAD78B3E6}

No Amazonas, entre os anos de 2001 e 2015, foram registrados 14.338 casos de Hepatites Virais. As maiores incidências foram nos municípios de Manaus, Eirunepé, Lábrea, Coari, Boca do Acre, Tefé, Manacapuru, Fonte Boa e Atalaia do Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *